quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pais contratam serviços de rastreamento para carros dos filhos

De olho na tecnologia, através de sistemas GPS/GSM, pais já começam a aproveitar as inovações oferecidas por empresas de rastreamento, para obter informações importantes que ajudam a garantir a segurança dos seus filhos. O acompanhamento pode ser feito em tempo real, através do celular ou da internet e até receber alerta que permite  controlar o horário combinado para o jovem voltar da balada, por exemplo.
Os acidentes e violações no trânsito envolvendo jovens é algo que, apesar da existência de políticas públicas de conscientização, vem crescendo a cada ano. Quando o condutor do automóvel ainda está no início da maioridade, a atenção precisa ser redobrada. Ao dar o primeiro carro para os filhos, o cuidado dos pais começa a ganhar uma mãozinha da tecnologia. Preocupados com a segurança dos jovens, os responsáveis começam a contratar serviços que permitem o acesso a informações como o limite de velocidade que o motorista está utilizando, relatório de posição do veículo, áreas de circulação, horário programado para o carro rodar, entre outras.

O acompanhamento pode ser feito em tempo real, através do celular ou da internet. O sistema armazena todo o itinerário do veículo, assim o usuário tem como saber os caminhos percorridos e os locais onde o veículo parou. Outra novidade é que caso seja ultrapassada a hora em que o carro chegaria na garagem, os pais recebem mensagem no celular com o alerta. Dessa forma, fica mais fácil controlar o horário combinado para o jovem voltar da balada, por exemplo.

 A Segsat, pernambucana em operação no Rio Grande do Norte, pioneira na prestação de serviços de rastreamento no Nordeste, desenvolve um serviço diferenciado para as famílias que procuram o rastreamento veicular. Com o sistema GPS PLUS, baseado na recepção de sinais satélites, o posicionamento dos veículos é transmitido a cada minuto, funcionando 24h, aos servidores da empresa, que após interpretar os dados rapidamente, disponibilizam na web e/ou WAP (celular) a localização do veículo em qualquer parte do Brasil. As informações na internet são para acesso exclusivo dos usuários. O GPS PLUS permite além do controle de localização, o monitoramento e bloqueio do veículo (em caso de roubo, por exemplo).

 De acordo com o diretor da Segsat, Sérgio Baptista, o sistema GPS PLUS tem sido muito procurado pelas famílias como forma de prevenção de acidentes e até mesmo da violência. “A ideia não é invadir a privacidade do filho, mas saber onde está por motivo de segurança. Além disso, o pai não precisa telefonar para seu filho para saber onde ele está”, conta Baptista.

por Simone Farret

Nenhum comentário:

Postar um comentário