quarta-feira, 21 de setembro de 2011

“Pedreiro Rural”

Representante do Instituto CNA visita curso pioneiro em Lajes

Rubens Pires observou o bom andamento do projeto no Rio Grade do Norte

Uma constatação feita por quem trabalha no ramo da construção civil é a falta de pedreiros nas pequenas comunidades do interior. Profissionais, que atraídos por outras oportunidades nas grandes metrópoles, estão abandonando o oficio em seus lugares de origem. E, foi por conta dessa realidade que o Sistema Faern/Senar resolveu desenvolver e apostar em um curso pioneiro no estado, o “Curso de Pedreiro Rural”.

A cidade de Lajes, localizada na região Central do Rio Grande do Norte, foi a primeira a receber o curso e já exibe os primeiros resultados da capacitação: Uma casa construída pelos 15 alunos do curso (todos moradores da comunidade do Firmamento, localizada na Zona Rural do município). Nesta segunda-feira, 19, o secretário executivo do Instituto CNA, de Brasília, Rubens Pires, acompanhado do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes, César Militão e do diretor da Faern, Ubirajara Araújo Lopes, observaram o bom andamento do projeto no RN.
De acordo com Ubirajara Lopes, a visita serviu para o representante do Instituto CNA observar de perto a montagem do curso e expandi-lo para outros estados brasileiros. “O secretário Rubens Pires, que veio exclusivamente conhecer o projeto, enfatizou que Lajes servirá de modelo para aplicação do mesmo em outras localidades. Ficamos muito felizes com essa notícia e acreditamos que o curso de pedreiro rural impulsionará a economia de pequenas cidades em todo o Brasil”, ressaltou Lopes.

Apoio da Prefeitura

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes, César Militão, destacou que o apoio da prefeitura, por meio do prefeito Bens Leocádio, foi fundamental para a concretização desse projeto na cidade. “Sem essa parceria seria quase impossível realizar as aulas. No curso, a prefeitura entrou com todo o material para a obra - telhas, tijolos, cimento e materiais hidráulicos -, e o Senar entrou com o educador e com os kits de segurança. Com essa parceria, os alunos puderam desenvolver da melhor forma todas as etapas do projeto e agora vislumbram um novo horizonte de trabalho em suas vidas”, finalizou César Militão.


Paulo Correia / AEcoar
Fotos: Divulgação

--

ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário