segunda-feira, 29 de outubro de 2012

8º Festival Gastronômico da Pipa evidenciou diversidades com programação ousada e presenças marcantes



Um lugar de muitos sabores, texturas, técnicas e culturas. Durante nove dias, a Praia da Pipa, famoso recanto paradisíaco de Tibau do Sul-RN, teve suas características em evidência com a realização da oitava edição do Festival Gastronômico da Pipa, de 20 a 28 de outubro de 2012. Entre diversas apresentações, palestras e oficinas, com temas ousados e curiosos, o público conferiu a magia da cozinha molecular, os encantos das receitas regionais e familiares, a importância da sustentabilidade e da ecogastronomia, as curiosidades da cozinha indiana e até mesmo prazer de comer com as mãos, as surpresas dos sabores desconhecidos, como a urtiga, por exemplo, as delícias de grandes Chefs e ainda os segredos de um Chef estrelado, Alex Floyd, o mais jovem cozinheiro da Europa a conquistar uma estrela Michelin, em 1994, que marcou presença no Festival pela Abrasel.

Foi mesmo com todo gosto que o Festival retomou suas atividades este ano e é assim que já se prepara para o próximo. “A sensação agora é a de sempre, de dever cumprido, como em todas as outras edições. Mas dessa vez, posso dizer que tem um gostinho especial, por estarmos retomando, depois de uma pausa no ano passado, e de mesmo com as limitações de parcerias e apoios termos chegado até aqui hoje. É muito satisfatório ver que saiu, que deu certo e que com todo o gosto e a todo vapor retomamos esse projeto importante para a cultura regional e da mesma forma já começamos a planejar a próxima edição”, afirmou um dos organizadores do evento, Cláudio Freitas.



8º Festival Gastronômico da Pipa premiou estudantes, restaurantes e a comunidade local

Entre as principais ações do 8º Festival Gastronômico da Pipa, estão os já tradicionais concursos, como o de Novos Talentos, o Melhor feijão da Pipa, e o Concurso Gastronômico entre os estabelecimentos com sede ou filial em Pipa.
Os resultados foram divulgados nesse final de semana (27 e 28/10), com a premiação marcando o encerramento do evento.

No Concurso Novos Talentos, que contou com um júri técnico de três pessoas, o primeiro lugar ficou com o prato “Surpresa Nordestina”, dos alunos do SENAC Juan Carlos Hevia Lozano e Mara Dias. “Camaxixe”, apresentado por Cintia Guimarães e Luana Fernandes levou o segundo lugar, e a “Flor de Macaxeira”, de Adriana de Sá e José Ivanaldo Nascimento, ficou com o terceiro lugar do concurso.

Já o Melhor Feijão da Pipa, que foi exclusivo para a comunidade local, teve um bicampeão. O “Feijão com Amor”, de Francisco Canindé, vencedor em 2008, repetiu a dose e ficou com o primeiro lugar este ano, segundo ele, com a mesma receita, cujo segredo é o amor. O júri foi formado por cinco consultores e convidados do Festival e a escolha foi feita de acordo com a soma das notas dadas para cada prato, que foi numerado pela organização para que os jurados não soubessem de quem era cada um. Os participantes receberam um quilo de feijão na hora da inscrição e puderam preparar os pratos de forma livre, no local de preferência.

Os restaurantes, bares e barracas da Pipa também concorreram entre si, sendo avaliados pelo júri popular, e foram premiados. Na categoria Prato principal, o vencedor foi a Bella Pizza Restaurante e Pizzaria, com a "Picanha ao alho com purê de Macaxeira e queijo coalho". A Bella Pizza também ficou em primeiro lugar, na categoria Lanche, com a “Pizza de bobó de camarão”, e ainda na categoria Entradas e Petiscos, com o “Salpicão de carne de sol”. Já entre as sobremesas, quem ganhou foi o Guaca Mex Y CO, com o “Dedo de la Chica”.

O Concurso Gastronômico envolveu 52 receitas e 44 estabelecimentos, que ainda concorreram no conjunto dos serviços prestados por seu profissionais, com atenção para a postura, gentileza, simpatia e higiene. O prêmio de Melhor Serviço (premiação única) foi para o Quintal Restaurante e Tapiocaria.

O 8º Festival Gastronômico da Pipa foi realizado entre os dias 20 e 28 de outubro de 2012 pela EducaPipa, com o patrocínio da BrasilGás e do SENAC e apoio da Armação Propaganda, Brasinox, Inovar Tecnologia para Culinária, ASHTEP – Associação dos Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa, e Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Vencedores do Concurso Gastronômico:

Prato Principal / Lanche / Entradas e Petisco – Bella Pizza Restaurante e Pizzaria: 84.3246-2435 e 84.9648-1769. (Rua da Albacora, 38, Pipa. Funcionamento das 17h às 23h).

Sobremesa – Guaca Mex Y CO: 84.9992-5643 e 84.9187-0062. (Rua do Céu, 23, Pipa. Funcionamento das 18h30 às 23h30, exceto terças-feiras).

Melhor Serviço – Quintal Restaurante e Tapiocaria: 84.3246-2704 e 84.9631-8771. (Av. Baía dos Golfinhos, 985, Vila Rocky Point, Pipa. Funcionamento das 12h às 23h).

MAIS FOTOS:
 http://www.facebook.com/pages/Festival-Gastron%C3%B4mico-da-Pipa/200301553435098

CRÉDITOS: DIVULGAÇÃO/VERÔNICA GARRIDO
 
RESULTADO COMPLETO DO CONCURSO GASTRONÔMICO

- Categoria Prato principal:
1º lugar - Bella Pizza Restaurante e Pizzaria, com a "Picanha ao alho com purê de Macaxeira e queijo coalho";
2º lugar - Guaca Mex Y CO, com o "Pato Guapo";
3º lugar - Restaurante Caxangá, com o prato "Caxangá".

- Categoria Lanche:
1º lugar - Bella Pizza Restaurante e Pizzaria, com a "Pizza de bobó de camarão";
2º lugar - Samburá, com o "Samburá à portuguesa";
3º lugar - Barraca do gaúcho, com o "Bolinho de Bacalhau".

- Categoria Entradas e Petiscos:
1º lugar - Bella Pizza Restaurante e Pizzaria, com o "Salpicão de carne de sol";
2º lugar - Barraca da Neide, com o "Camarão Tropical";
3º lugar - Ponto da Cocada, com o "Pastel nordestino".

- Categoria Sobremesa:
1º lugar - Guaca Mex Y CO, com o "Dedo de la Chica";
2º lugar - Ponta do Madeiro, com a "Mil Folhas Tropical";
3º lugar - Quintal Restaurante e Tapiocaria, com o "Tapi-Suzette".

MELHOR SERVIÇO (premiação única):
Quintal Restaurante e Tapiocaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário