quarta-feira, 24 de outubro de 2012

TURISMO

Prefeito Klauss Rêgo

Prefeitura de Extremoz inicia obras de urbanização de Jenipabu na segunda, 29

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, informou que as obras de urbanização da Praia de Jenipabu serão iniciadas na próxima segunda-feira, 29. “Durante alguns anos ficamos impossibilitado por contestações na Justiça - após as desapropriações -, para urbanizar o mais importante balneário do Rio Grande do Norte”, lembrou o prefeito. “Mas, com ganho de causa concedido em setembro, retomamos o processo de urbanização do maior cartão postal do RN, que recebe 80% dos dois milhões de turistas que visitam o estado todos os anos”, ressaltou.

Na manhã desta quarta-feira, 24, todos os detalhes do projeto foram discutidos com representantes dos vários segmentos da comunidade de Jenipabu, entre eles os bugueiros, donos de barracas, artesãos e moradores, que puderam opinar e dar sugestões para a melhoria e adequação da região a ser urbanizada.

Os técnicos das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Turismo mostraram todas as fases do projeto, inclusive com relação à questão da proteção do meio ambiente. “Não haverá nenhum tipo de agressão ao meio ambiente”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fábio Góis. “Construiremos, inclusive, uma estação compacta para tratamento dos resíduos para atender aos banheiros dos quiosques que serão construídos e, futuramente, com a conclusão do saneamento os efluentes serão interligados a rede de esgotos”, completou.


Democrático

Para o prefeito Klauss Rêgo o projeto se tornou emblemático porque o poder executivo preocupou-se em promover um acompanhamento democrático de toda a comunidade daquela praia. “A situação atual de Jenipabu é caótica e precisamos organizar aquele importante destino turístico. Por isso, o projeto, para ser bom, não poderia ser autoritário e precisava ser detalhado e explicado pelos técnicos da Prefeitura de Extremoz”, enfatizou o prefeito.

O projeto tem o toque da simplicidade e foi concebido pelos melhores arquitetos e engenheiros da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E, entre outros detalhes importantes, resgata a paisagem da praia. Conta com um centro de artesanato, formado por 14 boxes, praça, 14 quiosques – que irão substituir as atuais barracas, cinco banheiros, amplo estacionamento e urbanização. A praça ficará defronte a igreja católica e contará com bancos e iluminação.

Os recursos para a urbanização de Jenipabu foram conseguidos por meio de convênio com o Governo Federal, via Ministério do Turismo em 2009, no primeiro ano do governo do prefeito Klauss Rêgo. Somente agora poderão ser utilizados, depois que a prefeitura ganhou a ação movida por ex-proprietários inconformados com a desapropriação. Todas as licenças ambientais foram concedidas, inclusive o alvará da construção, que será realizada pela Construtora Crisal.

Sinalização turística

Após a conclusão das obras a Prefeitura de Extremoz irá promover a fixação de sinalização turística. Sobre a rota dos bugueiros e Box de informações, ficou decidido que a associação da classe receberia um espaço no Centro de Artesanato, que pelo projeto fica estrategicamente voltado para a rota de chegada dos turistas. O sistema de fila única para os 150 bugues que atuam em Jenipabu será mantido. O tráfego de bugues continuará de forma normal, como já vem ocorrendo há muitos anos, mas com um visual ainda melhor para o turista.

A Secretaria de Turismo irá promover um recadastramento dos comerciantes e artesãos para uso dos quiosques e boxes do centro de artesanato. As sugestões da comunidade sobre estas questões foram acatadas e outras passarão por estudos.

No final da reunião, em clima de confraternização e aplausos, ficou combinado que nesta sexta-feira, 26, às 16h, os técnicos da prefeitura iriam anunciar em Jenipabu o início das obras. O secretário de Turismo, Fernando Bezerril, anunciou que a secretaria iria ter um ponto de funcionamento em Jenipabu, em prédio da Prefeitura de Extremoz, até para atender um pedido geral da comunidade com relação à fiscalização constante dos equipamentos turísticos.

União

No final da reunião, coroando o clima de confraternização e trabalho em conjunto pelo turismo de Jenipabu, os representantes da comunidade resolveram coroar o a forma democrática implantada pelo prefeito Klauss Rêgo, em ouvir todos os envolvidos, criando o slogan comemorativo “Todos unidos por uma nova Jenipabu”. (LS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário