sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO, MAIOR EVENTO SIMULTÂNEO DE CINEMA NO BRASIL





Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 200 cidades do Brasil e em 30 países, como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul
Em sua 9ª edição,  o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28, às 19h30, haverá exibições em mais de 200 cidades do país, a realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

O evento também acontece em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras.

Em 2012 foram inscritos 80 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 12 para o programa oficial brasileiro. O DIA faz um panorama da animação brasileira. Além das exibições da mostra oficial acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, mostras regionais, sessões especiais para pessoas com deficiência auditiva, visual e também oficinas, debates, palestras e exposições. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada aos 30 países como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do International Animation Day.



A Mostra Nacional 2012 contará com a exibição dos filmes “O Grande Evento”, de Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear” de Amir Admoni entre outros. Na Mostra internacional participarão filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul. Este ano pela primeira a Mostra Nacional terá audiodescrição, possibilitando o acesso a pessoas com deficiência visual, síndrome de down e autismo e Legendagem em closed caption para pessoas com deficiência auditiva.
O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.
O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br .  
A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A produção local do evento só acontece devido ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional.

DIA DA ANIMAÇÃO EM NATAL
PROGRAMAÇÃO NATAL/RN    
Na cidade de NATAL/RN o evento acontecerá em vários locais e em dias diferentes. Uma programação diversa contendo mostras para deficientes visuais e auditivos, infantil, mostras nacional e internacional (ver programação dos filmes no site www.diadanimação.org.br)

O evento oferece ainda o Workshop "DESAFIO PIXALATION" , com a Pixel Agogo (RN):

Pixalation é a técnica de animação stop motion na qual atores vivos ou objetos reais são utilizados e captados quadro a quadro, criando uma sequência de imagens e a ilusão do movimento contínuo. Com o intuito de mostrar como funciona esta técnica de animação na prática  a Pixel Agogô convidará o público a participar e aprender um pouco sobre as técnicas de pixelation e stopmotion, criando em apenas um dia, um vídeo com o público do evento.
A idéia é que o público leve adereços como capacete, óculos, perucas, figurinos e demais objetos que possa compor personagens para participar da brincadeira. Após a gravação e edição, a Pixel Agogô irá exibir o resultado para todo o público.

Pixel Agogo
O estúdio de animação Pixel Agogo desenvolve conteúdo para TV e cinema. Utilizando múltiplas linguagens; motion design, stop motion, 3D, filmagens e ilustrações. Formado pelos sócios Gustavo Borges, Gabriel Solto e Juliano Barreto.
Para saber mais o site do estúdio é www.pixelagogo.tv


CALENDÁRIO

25/10 – 9h e 15h - Instituto de Reabilitação dos Cegos de Natal – MOSTRA PARA DEFICIENTES VISUAIS

26/10 – 19h – Associação de Surdos de Natal - MOSTRA PARA DEFICIENTES VISUAIS

27/10 – 16h – Auditório do Parque das Dunas – MOSTRA INFANTIL

28/10 – 15h as 17h30 – Auditório do IFRN (Centro) - Workshop "DESAFIO PIXALATION" , com a Pixel Agogô (RN)

             - 18h – Auditório do IFRN (Centro) -  MOSTRA NACIONAL DE ANIMAÇÃO
          - 19h30 -Auditório do IFRN (centro) -  MOSTRA INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO (OFICIAL)


Realização DIA Natal
ZooN Fotografia

Parceiros Locais
Pixel Agogô
IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Cultura
IERC - Instituto de Reabilitação dos Cegos de Natal
ASNAT - Associação de Surdos de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário