domingo, 28 de outubro de 2012

Um Doutor humilde e humano


Walter Medeiros* 
waltermedeiros@supercabo.com.br

Fim da tarde de domingo saímos de casa pela estrada de Ponta Negra, Via Costeira, Praias, Ponte Newton Navarro, Estrada da Redinha rumo ao Panatis e Av. Maranguape, para chegar a Rios Recepções, uma aconchegante casa de eventos da Zona Norte. Graça, Walter Filho, Raquel – sua namorada, Mércia, uma das minhas cunhadas,  Andreas, um alemão que está em visita a Natal, e eu atendíamos a um convite de aniversário de um amigo que completava sessenta anos de uma grande história de vida: Dr. Francisco das Chagas Rodrigues.
A nossa expectativa era muito grande, pois queríamos estar solidário em tudo nesse momento tão importante para o aniversariante. Até porque ele informava logo no convite que a intenção era se divertir numa ambientação estilo anos 60, o qual  desejava ver transformado num momento lúdico. Para tanto havia elaborado uma programação impecável, com recepção e acolhimento, música da citada época, arte e afeto, jantar fraterno, socialização dos reencontros, bolo e doces.
Na chegada já era possível ultrapassar o tempo e sentir as energias captadas pelo Conjunto musical que levou todos para os anos 60. O traje do aniversariante, impecável e com uma joia reluzente que parecia algo hipnotizante e a decoração com notas musicais, discos de vinil, vídeo com imagens da época e outros objetos característicos completavam o clima da festa. Estava dada a partida para grandes emoções.
A sucessão de músicas – “Giramundo”, “A volta”, “Última Canção”... era abrilhantada com a evolução de todos que iam para a pista dançar completamente entregues ao tempo de tantas décadas atrás. Saltos, trejeitos, rodopios, passos vibrantes de um tempo que pelo menos naquelas circunstâncias parece voltar momentaneamente.
Graça, minha companheira observou que aquele evento foi uma lição de como se faz uma festa de tal porte, reunindo tanta gente – dezenas de pessoas, regada a sucos, refrigerantes e água, sem uma dose de bebida alcoólica. Para ela, isso prova que Alegria, Diversão, Dança, Discursos... podem acontecer natural e espontaneamente, sem o 'estímulo' do álcool.
Para quem não sabe, o aniversariante, Dr. Rodrigues, é médico psiquiatra portador de um currículo muito qualificado, doutor em dependência química, que é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e já foi, entre muitas outras coisas importantes, Diretor-Geral do Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado. Apesar de todas essas qualificações, a começar pela profissão de médico - que na maioria das vezes faz as pessoas achar que são alguma coisa superior aos outros - Rodrigues é uma pessoa simples e humilde e um profissional humano.
Tão humano, simples e humilde, que em meio à animação pediu licença para dizer algumas palavras, citando trechos bíblicos referentes a Bem-Aventuranças. No final, todos cantaram a conhecida e bela Oração de São Francisco. Aí chegou o momento de cantar os parabéns. Foi um momento extasiante de felicidade, bem visível nos gestos do aniversariante, resultado de uma certeza: ele estava vendo a sinceridade da homenagem entusiasmada de quem cantava os parabéns e lhe desejava muitos anos de vida.
Parabéns, Rodrigues!
---
*Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário