quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Minuanos, Guerreiros dos Ventos, da ceramista Ana Antunes, será lançada hoje, 18.



Exposição composta de belas esculturas ficará aberta para visitação até o dia 19/11 na Pinacoteca do Estado

Minuanos, os ventos fortes do Sul e o grupo indígena que habitavam o Rio Grande do Sul, são a inspiração para a primorosa exposição Minuanos, Guerreiros dos Ventos, de Ana Antunes e Ceramistas do Atelier, que será lançada hoje, 18, no Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado, a partir das 20h. A exposição, apoiada pela Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), através do Edital de Ocupação das Salas de Exposição da Pinacoteca Potiguar 2012, ficará aberta para exposição até o dia 19 de novembro, das 8h às 18h, das terças-feiras aos domingos. Entrada gratuita.

Para a composição e criação das peças, Ana Antunes traz a essência e magnitude dos Minuanos, grupo indígena que habitou o Rio Grande do Sul, e que emprestaram seu nome ao vento forte vindo do sudoeste, frio e cortante, que atravessa os pampas do estado gaúcho depois das chuvas do inverno. E, as características presentes no trajeto dos ventos, que cruzam as serras e chegam ao mar, mescladas a personalidade marcante dos índios dão origem a estética das peças feitas de barro, argila, massas, cobres, e outros matérias, que não apenas são esculturas, mas a história, a expressão da fantasia, sonhos, pensamentos, leituras e vivências da artista.

A exposição traz peças e esculturas não só da ceramista Ana Antunes, mas também dos artistas que compõem o seu ateliê: Ana Amélia, João do Barro, Liana Santos, Lieda Pinheiro, Luiz Menezes, Luise Quadros, Oswaldo Negrão, Sérgio Fialho e Yochiak Uyeda. Os artistas e o público visitante embarcarão nessa rica viagem estética permeada por traços refinados, frios, curtos e longos, atrelados à rusticidade perene das cerâmicas, que maravilharão e contarão muita história aos admiradores, sendo uma oportunidade única de conhecimento das características de um povo tão longe do nosso Estado, seja em tempo e espaço.

Exposição Minuanos, Guerreiros dos Ventos
Ana Antunes e Ceramistas do Ateliê
Abertura: 18 de outubro, às 20h
Local: no Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado
Aberta para exposição: até o dia 19 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário