quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Prefeitura de Extremoz planeja atividades para o “Verão Legal 2013”



Seguindo orientação do prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, os secretários de Turismo (Fernando Bezerril), Educação e Esporte (Rosileide Brito), gerente de Saúde (Walmira Guedes), presidente da Fundação de Cultura Aldeia do Guajirú (Leda Medeiros), secretário de Articulação Política (Newton Pereira) e o coordenador de Eventos (Domingos Sávio), se reuniram na manhã desta terça-feira, 30, para planejar as atividades do projeto “Verão Legal 2013”, que funciona desde 2010 nos destinos turísticos do município.

O planejamento das atividades contempla as praias de Jenipabu, Pitangui, Barra do Rio e o Balneário Jangadão, na Lagoa de Extremoz, com ações em várias áreas da Saúde, Cultura e Esporte. Na Saúde está previsto orientações com relação à proteção solar e alimentação saudável, circuito de atividades que engloba avaliação de postura, pressão sanguínea, glicemia, distribuição de preservativos, orientações sobre os cuidados contra a dengue e palestras sobre a saúde bucal.

Várias atividades esportivas e culturais estão previstas, como passeio ciclístico, projeto “Praia Limpa”, campeonato de voleibol masculino e feminino, em duplas, feira de artesanato com peças de todo o Rio Grande do Norte, aulas de ginástica, capoeira, dança, apresentações da Banda de Música de Extremoz, apresentações de grupos folclóricos independentes, projeto “Canto da Terra”, que valoriza dos músicos do município, caminhadas, corrida de argolinha (atividade esportiva medieval sobre montaria, que existe em Jenipabu há mais de 100 anos), concurso “Rainha do Carnaval e Garota Verão Legal", arrancadão de cavalos, entre outras atividades.

Programação

O planejamento das ações está sendo entregue ao prefeito Klauss Rêgo, para aprovação final esta semana, quando então toda a programação do projeto será divulgada.

Corpo de Bombeiros prepara campanha “Praia Segura”

Em reunião com os secretários de Turismo de Extremoz (Fernando Bezerril), Articulação Política (Newton Pereira), coordenador de Eventos de Extremoz (Domingos Sávio), presidente da Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Rio Grande do Norte (Francisca Montenegro), presidente e diretor do Sindicato do Bugueiros Profissionais do RN (Lumar Júnior e Maurício Cavalcante) e presidente dos Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia, de Extremoz (Joselino Tomás), o tenente Christiano Couceiro, Relações Públicas do Corpo de Bombeiros Militar explanou e recebeu apoio das entidades para o projeto “Praia Segura”, que será iniciado em janeiro.


O tenente Couceiro falou sobre os afogamentos ocorridos recentemente, inclusive no litoral de Extremoz, em Redinha Nova. “No ano passado houve campanha educativa em parceria com a Cruz Vermelha e presentemente estamos com bom efetivo no litoral. A Cruz Vermelha tem mão de obra qualificada e ação social interessante”, disse Couceiro, acrescentando que a campanha “Praia Segura” contará com blitz educativa em pontos estratégicos de acesso as praias e pulseiras para identificar as crianças, com o nome e telefone dos responsáveis por elas. “Trata-se da campanha ‘Criança a Vista’, que somada à campanha ‘Turista Legal’, que consiste na distribuição de panfletos no aeroporto com orientações sobre a segurança nas praias, já no início de janeiro e termino após o Carnaval, trará mais segurança para os banhistas”, ressaltou.

“É preciso um trabalho de sinalização nas praias sobre os perigos de algumas delas. Búzios, por exemplo, no litoral Sul é um caso emblemático, onde os comerciantes retiram as placas para não perder clientes. Esquecem que é muito mais negativo para eles a notícia de uma morte por afogamento”, comentou o tenente Couceiro, acrescentando que o Corpo de Bombeiros Militar tinha 60 guarda-vidas, com a possibilidade de acréscimo de mais 20.

Parcerias

No final da reunião ficou acertado a parceria da corporação com o projeto “Verão Legal 2013”, bem como a parceria da Prefeitura de Extremoz, Desbravadores, Cruz Vermelha e Sindicato dos Bugueiros junto à campanha “Praia Segura”. Uma das primeiras ações será um curso de primeiros socorros que o Corpo de Bombeiros irá oferecer aos bugueiros e operadores do turismo, em Jenipabu, em três turmas de 50 pessoas cada. As entidades também prometeram voluntários para atuar junto a Cruz Vermelha, principalmente com relação às ações de caráter preventivo e educativo. (LS).

Fotos: LéoSodré

Nenhum comentário:

Postar um comentário