terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Inauguração da Arena das Dunas será marcada por solenidade e exposição


Presidente Dilma Rousseff fará o tradicional corte da faixa no evento. Secretário-Geral da Fifa, Jérôme Valcke, também confirmou presença.

Palco do maior espetáculo do futebol mundial em 2014, a Arena das Dunas tem grande potencial para tornar-se também palco da cultura no Rio Grande do Norte. A abertura oficial da Arena está marcada para o dia 22 de janeiro, às 17h, em solenidade restrita a convidados, com presença da presidenta Dilma Rousseff, que fará o tradicional corte da fita. Secretário-Geral da FIFA, entidade máxima do futebol, Jeróme Valcke confirmou presença, além da governadora do RN, Rosalba Ciarlini, e secretários.

Na ocasião, os convidados poderão prestigiar a Exposição Copa RN, no hall de entrada do estádio, uma mostra de obras promovidas pela Secretaria Extraordinária de Cultura, produzidas em meio ao canteiro de obras do estádio, que retratam a copa do mundo tupiniquim, sob o olhar de artistas plásticos potiguares. A presidenta Dilma Rouseff ainda receberá homenagem da Secretária Extraordinária Estadual de Cultura, Isaura Rosado, que a presenteará com um quadro da exposição pintado pelo artista Iaperi Araújo.

No dia 23 de janeiro, às 19h, acontecerá o descerramento da placa com todos os nomes dos trabalhadores que construíram o estádio. Homenagem será feita durante a confraternização dos operários.

Já no dia 26, a Arena das Dunas, com seus 42 mil lugares, receberá os primeiros jogos de futebol da história e ainda show da cantora potiguar Roberta Sá. Pela Copa do Nordeste, o América-RN enfrenta o Confiança-SE às 17h. Em seguida, às 20h, será a vez de o clássico natalense ABC x Alecrim marcarem o início de uma nova era para o esporte, cultura e lazer no RN.

Durante a Copa do Mundo, a Arena das Dunas sediará quatro partidas. Camarões e México, no dia 13 de junho às 13h, Gana e Estados Unidos no dia 16 às 19h, Japão e Grécia às 19h do dia 19 de junho, e no dia 24, a Arena se despede da Copa com clássico entre Itália e Uruguai às 13h.

Exposição Copa RN
O dia 8 de maio de 2013 foi bem inusitado para um grupo de artistas convidados a expressar seus sentimentos pelo mundial de futebol, como um recado da cidade-sede através de telas, tintas e pinceis. O fruto dessa ação é a exposição Natal Pintando a Copa de 2014, inaugurada na Pinacoteca do Estado em dezembro.

A ideia de levar os artistas para a Arena das Dunas partiu do professor Antônio Marques e adesão imediata pela secretária extraordinária de cultura, Isaura Rosado. Com apoio do Governo do Estado, através da Secopa, e da Arena das Dunas, que disponibilizou ajuda de custo para os artistas, além do Sebrae-RN e Sesc-RN, foi possível realizar a ação.

“A exposição está muito bela e além de representar a arte potiguar de maneira  expressiva, também revela o deslumbramento, os sentimentos e as expectativas dos artistas em relação ao mundial de futebol”, declara Isaura Rosado. Os artistas participantes produziram pinturas, instalações, esculturas e grafite como produtos desse dia singular de criação.

Integram a exposição os artistas Assis Costa, Bia Rocha, Carlos Sérgio Borges, Clarissa Torres, Cristina Jácome, Dione Caldas, Djalma Paixão, Dorian Gray, Etelânio, Fernando Gurgel, Flavio Freitas,  Francisco Iran,  Guaraci Gabriel Campos, Isaias Ribeiro da Silva, Ivanize Lima do Vale, Lourdinete Albuquerque, Marcellus Bob, Marcelo Amarelo, Miguel Carcará, Nôra, Pedro Ivo, Ricardo Veriano, Rosa MC, Vatenor, Vicente Vitoriano,  Wagner di Oliveira,  Iaperi Araújo,  Sayonara Pinheiro,  Novenil Barros e Eri Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário