sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Nalva Melo Café Salão recebe a exposição Viva Natal de Iaperi Araújo

Mostra é uma síntese do trabalho do artista, que há 50 anos retrata em suas telas e livros vivências e manifestações culturais do povo potiguar.
Celebrando os 20 anos de história, o espaço Nalva Melo Café Salão promove a exposição Viva Natal, do médico, escritor e artista plástico Iaperi Araújo, um dos principais nomes da cultura popular no Rio Grande do Norte. O vernissage aconteceu nesta quinta-feira (23), às 20h. A mostra é uma síntese do trabalho do artista, que há 50 anos, retrata em suas telas e livros vivências e manifestações culturais do povo potiguar.

O artista apresentará 28 quadros, caracterizados pelo estilo naïf, que permeiam representações como as danças populares, autos, congos, religiosidade e fantasias. A ocasião também será marcada pelo relançamento, e noite de autógrafos, de seus quatro últimos livros publicados: A Medicina Popular; No Rastro dos Cangaceiros; Chão de Epidauro e Angico, 1938.

Iaperi vê na arte uma forma de resguardar a cultura de seu povo. “Eu me aproprio da cultura e a recrio através da arte. É a minha forma de valorizá-la,” explica. Essa ideologia levou até mesmo o mestre Câmara Cascudo, a registrar: “Quem pintou não foi Iaperi, foi o povo brasileiro,” ressaltando a fidelidade do artista à representação da cultura popular.

Nalva Melo Café Salão - Localizado num prédio histórico no bairro da Ribeira, o Nalva Melo Café Salão é uma mistura de salão de beleza, galeria de arte, bar e café. O lugar está consolidado como espaço cultural da cidade, enquanto disseminador da arte e ponto de encontro da boêmia natalense, com seu ar retrô e descolado.    

Serviço:
Exposição Viva Natal, de Iaperi Araújo
Data: 23 de janeiro de 2014, 20h.
Local: Nalva Melo Café & Salão. End: Av. Duque de Caxias, 110 - Ribeira, Natal - RN
Fone: (84) 3212-1655

Nenhum comentário:

Postar um comentário