quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS

João Faustino
O velório do ex-senador João Faustino Ferreira Neto, que faleceu nesta quinta-feira, já está acontecendo, na Capela Central do Morada da Paz, em Emaús. A missa de corpo presente e o sepultamento também ocorrerão também no Morada da Paz, às 16h e 17h, respectivamente. Mais informações: http://www.grupovila.com.br/obituario/21027/.

Campanha Praia Segura realiza mutirão para intensificar a ação “Criança a Vista” no litoral
A Campanha Praia Segura, iniciada no último sábado (04), na região metropolitana de Natal, com o objetivo de prevenir turistas e veranistas contra afogamentos e acidentes durante o verão será intensificada neste fim de semana com o apoio de voluntários da União dos Escoteiros do Brasil. No próximo sábado (11), além de um reforço na Blitz Educativa, realizada no “Trevo de Estivas”, na BR-101, rota do litoral norte do Estado, a Campanha Praia Segura realiza também a ação “Criança à Vista”, das 8 às 12 horas, nas praias do Forte, Meio, Artistas, Ponta Negra, Cotovelo, Barreira do Inferno, Cajueiro, Pirangi do Norte e Pirangi do Sul.

Guarapes ganhará complexo habitacional em 2014
O déficit habitacional de 46.225 moradias no município de Natal - conforme o Censo 2010 – vai diminuir em 2014 com a construção de um complexo habitacional no bairro Guarapes, dentro do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. No bairro, serão erguidos oito empreendimentos para beneficiar 1.792 famílias.

Laboratório DNA Center realiza operação verão no litoral potiguar
Férias, verão e praia é uma combinação perfeita para quem quer descansar junto à família e amigos. Pensando nisso, o DNA Center inova e leva o seu serviço de coleta domiciliar para as praias do litoral Norte e Sul do RN, facilitando a vida de quem precisa de acompanhamento médico ou optou por fazer um check-up, mas não quer se preocupar em ter que pegar a estrada até a capital. O DNA Center dispõe de uma equipe treinada, preparada para realizar as coletas domiciliares com a garantia de sigilo, ética e profissionalismo, otimizando o tempo de seus clientes. Para solicitá-lo, basta ligar para a central de atendimento no (84) 3212-2446 e agendar dia e horário.

Escola Agrícola de Jundiaí oferta mais de 10 mil vagas para cursos do Pronatec
A Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, está ofertando mais de 10 mil vagas para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aos moradores de 54 municípios do Rio Grande do Norte. Inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de janeiro. As principais vagas estão nas áreas de desenvolvimento educacional, saúde e recursos naturais, destacando-se os cursos de Auxiliar de Recursos Humanos, Inglês Básico, Recepcionista em Serviços de Saúde, Cuidador de Idoso, Auxiliar Técnico em Agropecuária, Horticultor Orgânico e Aquicultor.

Vagas
Ao todo serão oferecidas 10366 vagas, distribuídas em 367 cursos realizados na zona urbana e rural nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os cursos serão ministrados nos municípios de Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio dos Ventos, Caicó, Ceará-Mirim,Cruzeta, Encanto, Extremoz, Equador, Francisco Dantas, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, João Câmara, José da Penha, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Macaíba, Martins, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Natal, Parazinho, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, Portalegre, Presidente Juscelino, Pureza, Rafael Godeiro, Radolfo Fernandes, Riacho de Santana, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Touros, Umarizal e Vera Cruz.

Bombeiros registraram mais de 1.100 incêndios somente na Região Metropolitana de Natal em 2013
De acordo com os dados da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou entre janeiro e novembro de 2013, somente na região metropolitana de Natal e cidades vizinhas, um total de 12.248 atendimentos entre ações operacionais, preventivas e sociais, isso sem incluir as ações educativas contra afogamentos e acidentes de trânsito, realizadas durante a Campanha Praia Seguras, em janeiro deste ano, em que foram orientadas mais de 46 mil pessoas durante o verão.

Jaime Calado vai comemorar aniversário inaugurando Centro de Ensino Integral e Unidade de Saúde Modelo
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, é o aniversariante da próxima segunda-feira (13). O Gestor, que entrou no segundo ano do segundo mandato, a frente da Prefeitura Municipal, vai completar 63 anos de vida e resolveu comemorar a data com duas grandes ações da administração atual nas áreas de Saúde e Educação, as prioridades de seu governo.

Barragem de Oiticica: Fátima ajuda na negociação entre governo e comunidade
A deputada federal Fátima Bezerra (PT), a convite dos representantes dos moradores e agricultores da comunidade Barra de Santana, do Seapac e da Igreja, esteve nesta quarta-feira (08), na zona Rural de Jucurutu, onde participou da negociação entre o Governo do RN e moradores da comunidade, que em protesto paralisaram a obra da Barragem de Oiticica. Obra essa está orçada em torno de R$ 311 milhões, sendo 95% dos recursos custeados pelo Governo Federal através do PAC.

Paçoca de Pilão com música ao vivo e variada gastronomia na alta estação em Pirangi
O verão no litoral sul encontra no restaurante Paçoca de Pilão o diferencial gastronômico e cultural, com música ao vivo nos fins de semana e variada oferta de cozinhas, tendo como carro chefe a sua tradicional, com novos pratos e sob a batuta de Dona Adalva Rodrigues. O cliente tem ainda nesta alta estação a opção da cozinha italiana com o casal Paolo Passariello/Sonália Suani e a parceria com o Sushi Deli. O Paçoca de Pilão trabalha com o sistema de entrega em domicílio pelo fone 3238-2088 e tem espaço disponível para eventos em geral.

Café da manhã
Programada para o período de 24 de janeiro a 2 de fevereiro a  XIX Feira Internacional de Artesanato do RN, vai ter sua programação apresentada para parceiros, autoridades e jornalistas no próximo dia 16, a partir das 8h no restaurante Mangai.

PROCON/RN divulga resultado de fiscalização em postos de combustíveis
O PROCON/RN divulgou nesta quarta-feira o resultado da fiscalização realizada em alguns postos de combustíveis de Natal com objetivo de coibir os preços abusivos dos combustíveis. De acordo com o Coordenador Geral, o PROCON/RN não está tabelando preço, mas orientando um preço médio que deverá ser cobrado em virtude do aumento concedido pelo governo federal que seria de 2,5%. Mas a média de aumento em natal foi de 10%, por isto não há tabelamento e sim combate a abusividade.

Multados
Os postos de combustíveis multados com base no faturamento da empresa foram: J Flor I (Alecrim) - 2,959, posto Natal (alecrim) - 2,970, posto VI (Alecrim) - 2,960, Cirne (Petrópolis) - 2,990, Natal II (Tirol) - 2,999, Cirne (Tirol) - 2,999, Premier   (Tirol) - 2,989, Cidade Natal   (Lagoa Nova) - 2,989, São Luiz I   (Lagoa Nova) - 2,959, Planalto   (Candelária) - 2,999, Natal II    (Capim Macio) - 2,999, posto 1002   (Capim Macio) - 2,999, Parelhas Gás  (Mirassol) - 2,999, Natali  (Lagoa Nova) - 2,969. Os postos que baixaram o preço: Campo Belo (Alecrim) - 2,87  e São Rafael (Alecrim) - 2,87.

Ipem-RN divulga calendário de verificação de taxímetros
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) deu início à verificação de taxímetros em uso nos veículos do Estado. A ação seguirá o calendário estabelecido de acordo com a terminação da placa do táxi. A verificação periódica do equipamento é obrigatória, segundo a Portaria Inmetro nº 201 de 21de outubro de 2002.  Os taxímetros dos veículos sediados em Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz serão verificados na sede do Ipem-RN situada à Rua São Jorge, nº 1036, Cidade da Esperança, Natal/RN, das 7h às 13h.

Sesap realiza primeira captação de órgãos deste ano
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), realizou nesta quarta-feira (08), a primeira captação de órgãos deste ano. Foram retirados os dois rins de um doador com morte encefálica comprovada. Apesar do Rio Grande do Norte realizar o transplante de rim e possuir pacientes na fila de espera, não foi encontrado nenhum receptor compatível. Por essa razão, os órgãos extraídos serão enviados, na tarde de hoje, para o Rio Grande do Sul, onde há um paciente receptor.

Ibyte promove Festival de Tablets e Smartphones
Para aquecer as vendas neste início de ano, a Ibyte está promovendo um Festival de Tablets e Smartphones com preços imbatíveis, e que ainda podem ser parcelados em até 12 vezes sem juros.  A empresa preparou uma campanha com encartes em jornais impressos, além de vts nos principais canais de TVs e spot para rádio estão sendo veiculados para divulgar o festival, que  acontece até o dia 31 deste mês.

Bancos de Leite estão com baixos estoques e registram queda nas doações
A cada início de ano uma triste realidade se repete nos Bancos de Leite Humano do Rio Grande do Norte, que já sofrem constantemente com estoques limitados. A chegada do período de férias leva os estoques a níveis muito baixos, o que compromete a alimentação dos recém-nascidos internados nos hospitais.

Complexo Estadual de Regulação trabalha para atender recomendações do MS
A equipe do Complexo Estadual de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vem empreendendo esforços para que todos os hospitais da rede estadual incluam seus leitos dentro do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg III). A medida visa cumprir uma orientação do Ministério da Saúde (MS) de que, a partir de fevereiro de 2014, todos os hospitais do Brasil deverão utilizar o Sisreg III, caso contrário, o pagamento das Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) não será repassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário