quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS

Policiais e servidores do ITEP participarão de movimento Fora Rosalba
Os policiais civis e servidores do ITEP participarão, na tarde desta quarta-feira (22), do grande ato em protesto ao não investimento dos governantes na Segurança Pública, além de saúde, educação e outros serviços essenciais. Esta foi uma das deliberações das categorias na assembléia ocorrida na noite desta terça-feira (21) no SINPOL.

486 estudantes confirmam matrículas na Ufersa no 1º dia
 A movimentação no Auditório Amâncio Ramalho e na Divisão de Registro Escolar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido é intensa nessa segunda-feira, 20, no segundo dia para a efetivação das matrículas dos estudantes selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada – SiSU. Esse ano, a Ufersa oferece 2.500 vagas distribuídas nos dois semestres. No primeiro dia de matrículas, na última sexta-feira, 17. As matrículas dos candidatos selecionados na primeira chamada vão prosseguir até essa terça-feira, 21, nos quatro campi da Ufersa.

Servidores públicos federais lançam campanha salarial 2014
Lançamento será no dia 22 de janeiro em ato público durante evento de inauguração do Arena das Dunas. O Fórum de Entidades do Serviço Público Federal decidiu, em reunião realizada em dezembro de 2013, que as mobilizações deste ano teriam que ocorrer no início do primeiro semestre porque as normas que regem a inclusão de recursos no orçamento impõem limitações de prazo em ano eleitoral.

Obra de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante atinge 30%
Há 50 dias, o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), começou o trabalho de construção da obra dos dois acessos ao futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o primeiro a ser erguido pela iniciativa privada no Brasil que já está 80% pronto e teve as pistas de pouso e decolagem entregues em dezembro.

Secretaria da Educação muda início do ano letivo para 28 de janeiro
A Secretaria de Estado da Educação comunica a mudança do início do Ano Letivo para o dia 28 deste mês. Tal mudança decorre da grande procura de matrículas nas últimas 48 horas, o que exige maior tempo para efetivação da matrícula na escola. Um novo Calendário Escolar será disponibilizado nos próximos dias.

Jaime Calado entrega escola modelo de Belo Horizonte, comunidade da Zona Rural
A Comunidade de Belo Horizonte, localizada na Zona Rural de São Gonçalo do Amarante, recebeu na tarde do domingo (19) uma nova unidade de ensino escolar. O prefeito Jaime Calado estava no evento acompanhado dos secretários municipais, representados pela secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, a população que compareceu em massa e os vereadores Geraldo Verissimo, Edson Arcanjo (Nino), Raimundo Mendes, Edson Valban, Valda Siqueira e Rayure Protásio, além da participação da Banda Municipal.

Prefeitura entrega 153 certificados profissionalizantes na Zona Norte
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, participou na tarde desta terça-feira (21) da solenidade de entrega de 153 certificados para os concluintes dos cursos profissionalizantes  oferecidos pelo município por meio da secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Foram oferecidos cursos nas áreas de auxiliar de cozinha, cabeleireiro assistente, camareira e recepcionista em meios de hospedagem, manicure e recepcionista de gestão. Essa capacitação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e é executada em parceria com a UFRN, IFRN, SESC-RN. O presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, o vereador Franklin Capistrano, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira, e o secretário chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradt, também participaram do evento.

Sessão pública nesta quinta-feira apontará empresas vencedoras da licitação da Urbana 
A comissão julgadora do certame licitatório da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) vai apontar na próxima quinta-feira (23) as empresas ganhadoras do edital público para ampliar a coleta de lixo na capital. Concorrem aos quatro lotes da licitação as empresas Marquise, Vital e Corpus. A abertura dos envelopes com as propostas de preço ocorrerá no auditório Varella Barca, da seccional regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN).

Prefeitura do Natal vai contar com sistema informatizado de solicitação de informações
Com o objetivo de ampliar a transparência das contas públicas do município, a Prefeitura do Natal lança oficialmente na próxima segunda-feira (27), às 10h, o Sistema da Lei de Acesso à Informação, o Portal da Transparência da Copa do Mundo e o Portal de Acompanhamento de Obras.  A solenidade será na sede da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e contará com a presença do prefeito Carlos Eduardo.

Inauguração do estádio Arena das Dunas terá operação especial de trânsito
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), definiu esquema especial de trânsito para acesso ao estádio Arena das Dunas. A operação será efetuada visando especialmente a entrada nos estacionamentos do estádio, para os dois primeiros grandes eventos no estádio, a visita inaugural da presidenta Dilma Rousseff, na quarta-feira (22) e os dois jogos dos times potiguares no domingo (26), América x Confiança, pela Copa do Nordeste, e ABC e Alecrim, pelo campeonato potiguar, além de show da cantora Roberta Sá, no intervalo dos jogos. O diretor do Departamento de Fiscalização de Trânsito da Semob, Marconi Spinola esclarece que nenhuma via será interditada e o trânsito fluirá normalmente. Para acesso aos estacionamentos do estádio, haverá duas entradas, uma localizada na Avenida Prudente de Morais, e a segunda, na Marginal da BR-101. O condutor terá duas opções de percurso para acesso ao local: a partir da avenida Romualdo Galvão ou pela avenida Prudente de Morais.

João Machado será transformado em Hospital Geral
Cerca de 200 pessoas, entre servidores, pacientes e convidados, estiveram reunidos no Hospital Dr. João Machado, na tarde de hoje (21), para celebrar os 57 anos de fundação da unidade. Durante uma missa, realizada no pátio da unidade hospitalar, o Secretário Luiz Roberto Leite Fonseca anunciou que, até o mês de março, o hospital receberá um novo diretor técnico para trabalhar com a abertura do setor de clínica médica que irá resultar, para dentro da unidade, no aporte de recursos federal em torno de R$ 270 mil ao mês.

Reitoria itinerante realiza reunião administrativa na Ufersa Pau dos Ferros
O reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, juntamente com os titulares ou representantes das sete Pró-Reitorias que compõem a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, passaram a manhã dessa terça-feira, 21, em reunião com os professores e técnico-administrativos da Ufersa Pau dos Ferros. A ideia, afirma o reitor, é descentralizar a gestão para os demais campi. “Adotamos, pelo menos duas vezes por semestre, realizar essa reunião para que, conjuntamente, com toda a equipe possamos discutir e procurar soluções para os principais gargalhos da gestão”, disse o professor José de Arimatea Mato ao abrir a reunião.

Encontro reuniu motociclistas e mercado imobiliário no Palm Springs, em Muriú
No último sábado, 18/01, o Condomínio Palm Springs, em Muriú, e a concessionária SAEL BMW promoveram um passeio pelo asfalto com motos de todos os tipos e marcas, recebendo 36 corretores das principais imobiliárias do RN, além dos 60 motociclistas do grupo BMW Motorrad secção Natal e das mais de 40 pessoas que passaram pelo condomínio durante todo o dia.

GACC-RN toma posse no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica)
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC/RN tomou posse na semana passada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) para o biênio 2014/2016. O Grupo está representado pela Coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Natividade Passos, titular, e pela assistente social Marici Medeiros, suplente.

Colégio Marie Jost inicia aulas dia 27 e ainda recebe matrículas
Uma das escolas mais conceituadas no ensino bilíngue de Natal, o Colégio Marie Jost inicia as aulas na próxima segunda-feira (27), mas ainda recebe alunos que queiram se matricular na instituição. A escola tem como princípio basilar um modelo de educação que visa o desenvolvimento integral do aluno – psicossocial, cognitivo e motor -, tendo como base conceitos da educação europeia.

Ipem-RN verifica balanças utilizadas no Aeroporto Augusto Severo
Na manhã desta terça-feira (21), o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou uma operação de fiscalização nas balanças utilizadas no Aeroporto Internacional Augusto Severo. Dos 47 instrumentos do aeroporto, entre os localizados nos guichês de check-in, terminais de carga e restaurantes a peso da praça de alimentação, sete apresentaram irregularidades.

PEC apresentada por Fábio Faria garante assistência à vítima de violência e familiares
O atropelamento de um pedreiro, no início do ano, próximo à cidade de Curitiba, teve repercussão nacional. O corpo da vítima foi levado preso ao para-brisas do carro dirigido por um homem embriagado por mais de 6km. Além do sofrimento pela perda, a viúva enfrenta o desafio de manter os dois filhos sem a ajuda do marido. A família foi obrigada a deixar a casa onde morava por falta de recursos para pagar o aluguel. Para evitar situações como essas, o deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante as vítimas de violência ou, no caso de morte, aos seus familiares, um auxílio no valor de um salário mínimo.

Curitiba pode ficar fora da Copa
Jerôme Valcke alerta que Arena da Baixada corre o risco de ficar fora da Copa do Mundo.

Terra está esquentando, diz estudo
Média das temperaturas da terra e da superfície dos oceanos foi 0,62°C superior à média do século 20.

Rolês em shoppings diminuem movimento
Associação brasileira de lojistas de shoppings (Alshop) registra quedas de até 25% durante eventos.

Sexo na terceira idade existe, sim!
Se hoje você adora sexo, acha que daqui 50 anos ainda estará interessado na coisa?

Novidades de Detroit que virão ao Brasil
Mercedes-Benz, Mustang 2015 e Corvette são alguns modelos que estarão no país em alguns meses.

Brasileiras sofrem com a obesidade
As mulheres no Brasil estão cada vez mais acima do peso, diz estudo do Ministério da Saúde.

Prolongue o efeito do desodorante
Sabonete antisséptico e roupas de algodão garantem o efeito do produto por mais tempo.

Após descarrilamento
Circulação de trens no Rio permanece suspensa.

Manifestação
Ato do MTST reúne 2300 pessoas na Grande SP.

Acúmulo de neve
Nordeste dos EUA vive nova onda de frio.

Paçica de Pilão com Noite Italiana nesta quinta
O Paçoca de Pilão repete a Noite Italiana nesta quinta com Costa nos teclados e Paolo e Sonali nas massas. Na sexta feira o restautante apresenta música ao vivo com Arimateia e Alcione e no sábado com Sergio.
A festa de aniversário do Paçoca será no dia 21 de fevereiro.

Site do Banco Mundial destaca experiência vitoriosa do RN no convívio com a seca
O Banco Mundial, organismo internacional que facilitou ao Governo do RN o maior financiamento da história do Estado em 2013, divulgou na sua página oficial na internet uma reportagem mostrando o trabalho exitoso de combate aos efeitos da seca desenvolvido na cidade seridoense de Cruzeta. O texto mostra as histórias de agricultores que, auxiliados por diversos órgãos, conseguiram enfrentar uma das maiores estiagens que atingiram o RN nos últimos 50 anos.

Natal poderá sediar mais jogos durante a Copa do Mundo
A imprensa nacional informa a possibilidade da FIFA cancelar a cidade de Curitiba, capital do Paraná, como subsede da Copa do Mundo. O motivo será a não conclusão das obras do estádio “Arena da Baixada”. Caso Curitiba deixe de ser cidade sede da Copa do Mundo de 2014 existe a possibilidade dos jogos serem direcionados para outras cidades sede. Diante de tal circunstância, a cidade de Natal poderá ser opção para jogos de equipes do nível como a Espanha e a Rússia. Além desses países jogariam em Curitiba, a Nigéria, Irã, Honduras, Austrália e Equador.

Impressão de revistas é aposta da Unigráfica em janeiro
O mês de janeiro tem sido movimentado para a Unigráfica. A empresa comemora o lançamento das revistas de dois parceiros – Deguste e Negócios –, impressas em seu parque gráfico, localizado em Parnamirim.
As edições abrem a temporada 2014 de publicações editorias. A expectativa é que a demanda por esse tipo de mídia cresça ao longo do ano, já que este será marcado por eventos importantes, como a Copa do Mundo e as eleições. Dessa forma, as revistas surgem como uma maneira eficaz de comunicar, atingindo não só o público potiguar, mas também os turistas que visitam Natal e buscam mais informações sobre o lugar.

Militares retomam movimentos e organizam novo abraço à Arena das Dunas
Depois de um período de intensas manifestações e negociações com o Governo do Estado para a implantação da Lei de Promoção de Praças, os policiais e bombeiros militares do RN começaram 2014 da mesma maneira que terminaram 2013, insatisfeito e sem nenhuma projeção de melhorias. Por esse motivo, as categorias decidiram retomar os movimentos e organizam para esta quarta-feira (22) um novo abraço à Arena das Dunas, justamente no dia em que ela será oficialmente inaugurada. O ato, que recebe o nome “Por uma Segurança Pública padrão FIFA o ano todo”, deverá reunir centenas de militares, devido ao grande movimento que está sendo feito nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário