sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS

Prefeitura de Extremoz e Polícia Militar firmam convênio
A Prefeitura de Extremoz firmou no início de janeiro um convênio com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, após a realização de uma exposição de motivos pelo comandante geral da PM, Coronel Francisco Canindé Araújo. O convênio visou o aumento da quantidade de viaturas em prol da vigilância ostensiva e da rapidez no atendimento das ocorrências. A segurança pública é dever do Estado e responsabilidade e direito de todos. Por isso, a prefeitura disponibilizou três carros para atendimento das ocorrências oriundas das solicitações via telefone 190 e também do CIESP, combustível e está providenciando a manutenção e reparos em outras quatros viaturas da PM que se encontram quebradas.

Walfredo Gurgel recebe R$ 200 mil em equipamentos de monitoramento eletrônico               
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) recebeu neste mês de janeiro os equipamentos que farão o monitoramento eletrônico da porta de urgência do Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS). As 12 câmeras e dois nobreaks devem ser instalados até o fim de fevereiro. O maquinário faz parte dos investimentos do Programa SOS Emergência do Ministério da Saúde (MS) para a qualificação da assistência em unidades de urgência e emergência ao redor do país. Na aquisição destes equipamentos foram investidos R$ 200.000,00.

Prefeito Jaime Calado vai entregar reforma da Unidade de Saúde de Guanduba
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, entrega nesta sexta-feira (24) mais uma das 13 Unidades Básicas de Saúde em reforma no município. Dessa vez a comunidade de Guanduba receberá um posto de saúde totalmente recuperado. A solenidade de reabertura oficial acontecerá a partir das 16h.

Palm Springs recebe lançamento do Club Sael Mini neste sábado
Neste sábado, 25, o condomínio Palm Springs, em Muriú, recebe mais um evento em parceria com a concessionária SAEL BMW. Será o lançamento do Club Sael Mini, com a presença de convidados e dos automóveis luxuosos da BMW e Mini, que estarão à disposição para test drive no local. O evento acontece das 9h às 14h e contará com brunch do restaurante Flor de Sálvia. Mais informações podem ser obtidas pelo 3204-9700.

Corpo de Bombeiros libera o Atestado de Vistoria para o Estádio Arena das Dunas
Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (23), no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, o Comandante Geral da Corporação, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, anunciou oficialmente a liberação do Atestado de Vistoria do CBMRN (AVCB) para o Estádio Arena das Dunas. O parecer final foi emitido pelo Serviço Técnico de Engenharia da corporação (Serten) garantindo que o Arena das Dunas Concessão e Eventos S/A, situado na Avenida Prudente de Morais, 5121, em Natal, com 77.783,50 metros quadrados de área construída, preenche as exigências das Normas de Prevenção e Combate a Incêndio conforme a Lei 4.436, de 9 de dezembro de 1974, combinado com o Decreto nº 6.576, de 3 de janeiro de 1975.

Sesap participa de videoconferência sobre prevenção da violência e acidentes durante a Copa do Mundo
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através de representantes do Hospital Walfredo Gurgel, SAMU, Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Núcleo de Prevenção à Violência e Vidas no Trânsito e Subcoordenadoria de Ações em Saúde, participaram na tarde desta quinta-feira (23), no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), de uma videoconferência sobre “Vigilância e prevenção de violência e acidentes durante a Copa do Mundo”. O evento aconteceu, simultaneamente, em todas as cidades sedes da Copa, envolvendo ainda representantes do Ministério dos Direitos Humanos, Ministério do Turismo e Polícia Rodoviária Federal, além da Secretaria Municipal de Saúde e órgãos de trânsito do Rio Grande do Norte e Natal.

Trânsito na Avenida Romualdo Galvão será interditado na segunda-feira 
As obras do complexo viário de Natal avançam e o motorista deve ficar atento as intervenções que estão sendo realizadas gradativamente no trânsito para cumprimento do cronograma de execução do projeto. Na segunda-feira (27), seguindo o cronograma das obras, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai interditar o trecho da Av. Romualdo Galvão, no sentido Centro/bairro, a partir do cruzamento com Av. Miguel Castro.

Programa de incentivo a regularização de dívidas é prorrogado até 30 de abril
O programa de incentivos ao pagamento de dívidas do contribuinte com a Secretaria Municipal de Tributação (Semut) foi prorrogado pelo órgão até o dia 30 de abril. A secretária adjunta, Renata Sofia, explicou que a medida visa dar mais prazo e conforto para o contribuinte quitar as dívidas presencialmente, uma vez que nos três primeiros meses do ano o atendimento fica mais demorado por causa do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Natal sediará etapa do UFC em março
Natal vai receber o maior evento de MMA do mundo no próximo dia 23 de março. O ginásio Nélio Dias será o palco de uma edição do UFC (Ultimate Fight Championship), principal competição das artes marciais mistas. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (23), pelo secretário municipal de da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA, Luiz Eduardo Machado, que fechou os últimos ajustes com a organização do UFC. No próximo dia 4 de fevereiro haverá uma entrevista coletiva para a confirmação das lutas que irão formar o card do evento.

Iniciados preparativos para Expofruit 2014
O principal evento ligado à fruticultura no país volta a ser realizado este ano em Mossoró, a Expofruit 2014 - Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada acontece de 24 a 26 de setembro, na UFERSA, e terá um novo formato com muitas novidades para os produtores e para o público. Hoje e amanhã, o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), organizador da feira, Luiz Roberto Barcelos, e o diretor comercial da Expofruit, João Manoel Silveira, estarão reunidos com os representantes da Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca do RN , da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) e do Banco do Nordeste para tratar das parcerias e detalhes da feira.

IFRN de São Gonçalo vai oferecer Graduação em Logística
Prosseguem até o dia 28, as inscrições do Processo Seletivo do IFRN de que está disponibilizando 40 vagas para o curso superior em Logística no Campus São Gonçalo do Amarante. Esta será a primeira graduação nessa área oferecida por uma instituição pública de ensino no Nordeste. O curso também será o primeiro de nível superior implantado no IFRN-SGA, que já oferece a formação técnica em Logística. O ingresso dos novos alunos se dará no primeiro semestre letivo de 2014.

Sesap avalia possibilidade de realização de novo concurso público
A Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está concluindo um levantamento do déficit de servidores em todas as categorias profissionais e em todas as unidades da Secretaria. O relatório apresenta uma previsão de pedidos de aposentadoria para o biênio 2014/2015, visando a possibilidade de novas convocações até o mês de julho, prazo em que se encerra a validade do concurso público realizado em 2010.

SAMU 192/RN atua na inauguração da Arena das Dunas
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192/RN) acompanhou, na tarde de ontem (22), a comitiva da presidente Dilma Rousseff na inauguração da Arena das Dunas, atuando desde a chegada na Base Aérea até dentro do estádio, prestando atendimento à população. De acordo Cecília Picinin, coordenadora do SAMU 192/RN, a equipe sempre acompanha a vinda de autoridades à cidade e cada episódio serve como experiência. “Em cada evento nós aprendemos sempre mais. E desta vez foi um pouco diferente porque tinha toda aquela tensão dos protestos em frente ao estádio”, disse Cecília.

Projeto Terça Cultural estreia no Só Mais Uma
Terça, 28/01, tem a estreia do projeto TERÇA CULTURAL no Bar Só Mais Uma em Ponta Negra, com Eugênio Bezerra e convidados. Só gente bacana! Com show a partir das 21h. Já confirmada as presenças de Iggor Dantas, Rebekka Martins, Cristina de Holanda, MC Priguissa, Carmen Pradella, Bruno Alexandre(Desventura), Bruno Josuá, Priscilla Freire e mais uma galera incrível. #boraOUvamos? O Bar Só Mais Uma fica na Avenida Engenheiro Roberto Freire, 8750 - quiosque 5, Praça do Ponto Sete
Bairro: Ponta Negra. Telefone: 3642-1746. Contatos para Show de Eugênio Bezerra no 9867-1680.

Transforme-se/Cosern leva beleza e arte para 19ª Fiart
A partir dessa sexta-feira (24) os produtos confeccionados pelas reeducandas do Projeto Transforme-se/Cosern estarão sendo comercializados na 19ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart), no Centro de Convenções. Esse ano a exposição especial apresenta a Coleção Poemas. No estande estarão expostas bolsas, carteiras, brincos e outras peças de bijuterias, além de roupas, item novo na linha de produção do Tranforme-se/Cosern, que serão apresentadas em um desfile no sábado (01), às 18h.

Por uma Segurança Pública padrão FIFA reúne militares na Arena das Dunas
A inauguração da Arena das Dunas, o estádio de Natal para a Copa do Mundo, ficou marcada por uma série de protestos contra os governos estadual e nacional, nesta quarta-feira (22). Os policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte não ficaram de fora desse movimento e encabeçaram a campanha “Por uma Segurança Pública padrão FIFA o ano todo”. Durante toda a tarde desta quarta, os policiais militares e bombeiros se concentraram em torno da Arena da Dunas, com faixas e cartazes e entoando gritos de protesto, principalmente, contra o Governo do RN. O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar, soldado Roberto Campos, lembrou que a luta maior dos militares é por valorização.

Urbana suspende sessão pública que apontaria empresas vencedoras da licitação  
A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) suspendeu a sessão pública que seria realizada nesta quinta-feira (23), para que a comissão julgadora do certame licitatório apontasse as ganhadoras do edital público para ampliar a coleta de lixo. A suspensão foi motivada por um recurso impetrado nesta quarta-feira (22), pela empresa Marquise. A abertura dos envelopes com as propostas de preço estava marcada para às 8h00, no auditório da Varella Barca,  da seccional regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN). Uma nova data será marcada para a abertura dos envelopes com as propostas de preço, após a análise do recurso.

1.134 matrículas são efetuadas na Ufersa na primeira chamada
A primeira chamada do SiSU preencheu 1.134 vagas das 2.500 oferecidas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O número de matrículas corresponde a 45,36% das vagas ofertadas. Para a segunda chamada ficam disponíveis 1.366 vagas, sendo 692 para Ufersa Mossoró, 260 para Ufersa Caraúbas, 251 para Ufersa Angicos e, 163 para Ufersa Pau dos Ferros. A maior parte dos alunos matriculados na Ufersa é do Rio Grande do Norte num total de 707 estudantes, seguido pelo estado do Ceará, com 346; Paraíba, com 26 e Pernambuco com 11 estudantes. Com relação aos demais estados foram 44 matriculas.

19º Fiart começa sexta com variada programação cultural
A 19ª Feira Internacional de Artesanato começa nesta sexta com expectativa de público em torno de 68 mil visitantes em seus 385 stands, com artesãos locais, nacionais e de 15 países, além de eventos como o Salão e o Seminário do Artesanato Potiguar, Oficina e Salão dos Mestres, Prêmio Vitrine do Artesanato, Festival de Danças Folclóricas, tribos indígenas Pataxó e Fulni-ô, praça de alimentação e shows artísticos. O evento prossegue até o dia 2 de fevereiro no Pavilhão das Dunas do Centro de convenções.

SAMU 192/RN treina profissionais e voluntários para Copa
O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, esteve reunido, nesta terça-feira (21), com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192/RN). Na ocasião, a equipe apresentou os projetos e o planejamento de ações para 2014. O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192/RN irá realizar, nos meses de fevereiro e março, um treinamento para todos os profissionais do SAMU sobre “Preparação para incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV)”. Serão cerca de 400 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, além dos demais profissionais da Central de Regulação, como operadores de rádio, telefonistas, auxiliares de regulação médica e operadores de frota.

Sesap busca parcerias com prefeitos do Seridó para funcionamento do Hospital de Currais Novos
O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (22) com prefeitos dos municípios da Região do Seridó para discutir alternativas que garantam o funcionamento com resolutividade da porta de entrada do Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos. O hospital - antes administrado pela Fundação Padre João Maria - está sob gestão do Estado desde o início de janeiro, em parceria com o município de Currais Novos.

Dilma diz que confiança é indispensável
Presidente discursou pela primeira vez na manhã desta sexta no Fórum Econômico Mundial.

82.306 megawatts
Onda de calor gera consumo recorde de energia no Brasil.

Natal sediará o evento Startup Weekend
Natal receberá pela primeira vez, a edição do evento Startup Weekend de educação empreendedora, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro no Instituto Metrópole Digital, localizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As inscrições estão abertas no site http://natal.startupweekend.org/ . O Startup Weekend é um evento mundial realizado em mais de 25 países e com mais de mil edições.  O evento chega a Natal para proporcionar empreendedores, empresários e aos estudantes universitários, a oportunidade aprender sobre empreendedorismo, inovação e modelo de negócio. A edição natalense contará com convidados renomados do mercado de startups e inovação do país. Como palestrante o evento trará Edson Mackeenzy, fundador e diretor executivo do portal Videolog.tv, a maior comunidade de produtores de vídeos do Brasil, coautor do livro “Internet – O encontro de 2 mundos”.

Pirangi recebe o Circuito Verão no próximo final de semana
As areias vão ferver em Pirangi neste final de semana.Depois de passar por Caicó (Ilha de Sant’Ana), Redinha (Extremoz) e Tibau (Mossoró), o Circuito Verão encerra a edição 2014 nas areias da praia de Pirangi (Parnamirim). O projeto do Sistema Fecomércio, realizado através do Sesc, acontece no sábado (25) e domingo (26), a partir das 9h com os torneios esportivos de futevôlei (sábado) e vôlei de areia (domingo), atividades recreativas com gincanas, brinquedos infláveis, distribuição gratuita de picolés e pipocas. O evento também abre espaço para cuidar da saúde, com orientações nutricionais e degustação de sucos refrescantes, informações sobre a prevenção do câncer de pele, verificação de pressão e teste de glicemia.

Presidentes nacionais do PT e PMDB estarão em Natal nesta sexta (24)
O senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB, e o deputado Rui Falcão, presidente nacional do PT, estarão em Natal nesta sexta-feira (24) participando do seminário Conexão Mídias Sociais, organizado pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG). O evento reunirá políticos, jornalistas e blogueiros para discutir a força das redes sociais para as eleições de 2014 a partir das 8h no Hotel Imirá, na Via Costeira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço eletrônico www.ead.fundacaoulysses.org.br/conexao.

Assembleia cumpre decisão do TRE e marca posse de Robinson Faria
 Notificado às 10h30 desta sexta-feira (24) de decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) determinando a posse do vice-governador Robinson Faria no comando do Executivo Estadual, em cumprimento ao acórdão 16/2014 e observando a Constituição Estadual e o Regimento Interno, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta, reuniu a Mesa Diretora por se encontrar a Assembleia Legislativa em recesso parlamentar, a Mesa Diretora deliberou pela publicação no Diário Oficial de edital convocando os deputados estaduais para sessão extraordinária de posse do vice-governador Robinson Faria para às 09h30 deste sábado (25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário