segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS

Shopping Cidade Jardim patrocina o América na primeira vitória da “era” Arena das Dunas
O shopping Cidade Jardim estreou com o pé direito o patrocínio especial ao time do América de Natal, na inauguração da Arena das Dunas, contra o Confiança (SE), pela Copa do Nordeste. O Mecão marcou os dois primeiros gols da Arena e venceu a partida. O primeiro gol, já no segundo tempo, foi marcado por Adalberto (na foto). Adriano Pardal (11) fez o segundo gol. O Cidade Jardim estampou sua marca na frente da camisa dos jogadores americanos.

Cerca de 15% dos pacientes que chegam ao Clovis Sarinho não possuem cartão SUS
Um levantamento feito pelo Setor de Serviço Social do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), mostrou que cerca de 15% dos pacientes que dão entrada no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) ainda chegam sem portar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O instrumento instituído pelo Ministério da Saúde (MS) em 1998 tem como objetivo vincular os procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados.

Sesap atua nas comemorações do Dia de Visibilidade Trans
No dia 29 de janeiro se comemora o Dia de Visibilidade Trans, que pretende mobilizar a população e o poder público das necessidades das Travestis e Transexuais de todo país, garantindo a manutenção dos direitos humanos com cidadania, baseado no respeito e dignidade. No Estado o dia foi comemorado no último domingo (26) com ação de rua promovida pela Associação das Travestis Reencontrando a Vida (ATREVIDA), no bairro Cidade da Esperança. “Tendo em vista que os direitos humanos são componente fundamental para o cuidado com a promoção, prevenção e proteção à saúde, a Sesap apoiou a iniciativa”, disse Sônia Cristina Lins, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais.

Portais reforçam a cidadania natalense
“Os portais são uma grande conquista da cidadania natalense”, disse o prefeito Carlos Eduardo na solenidade de lançamento do Portal de Transparência do Município (www.natal.rn.gov.br/leideacesso/) e do Portal da Copa do Mundo de 2014 da capital potiguar (www.natal.rn.gov.br/copa2014/), nesta segunda-feira (27), às 10 horas, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. O chefe do executivo municipal reforçou que, com a medida, o município deu um passo significativo para tirar do discurso a palavra “transparência”.

FNF promove ações pela paz e presta homenagem a Marinho Chagas na inauguração da Arena
Marinho Chagas recebeu uma homenagem da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). O presidente da entidade, José Vanildo, entrou em campo após a apresentação com coreografia da música Linda Baby e das crianças da Casa do Bem em campanha pela paz, para entregar a Marinho uma réplica da camisa de 1974, num quadro de vidro, depois vestindo uma camisa no centro de campo, sendo saudado pela torcida na Arena das Dunas, neste domingo (26).

Ginástica laboral será realizada no Pronto Socorro Clóvis Sarinho
A partir do dia 11 de fevereiro, a ginástica laboral passa a ser realizada, também as terças e quintas-feiras, no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). Anteriormente, apenas os setores do hall administrativo e da assistência do HMWG eram beneficiados com a atividade. Tida como um instrumento de educação, prevenção e manutenção da saúde, realizada de maneira espontânea e criativa, a execução da ginástica laboral proporciona uma melhor qualidade de vida aos seus praticantes.

Ibyte disponibiliza Iphone 5C nas cores azul, verde, branco e pink
Os apaixonados por Iphone já podem adquirir o modelo 5C nas cores azul, verde, branco e pink, nas lojas Ibyte  do Midway Mall e do Natal Shopping. O Iphone 5C da Apple é o primeiro Iphone que vem em cores brilhantes.

Prefeitura de Ipanguaçu inicia racionamento de água em todo município
O Rio Grande do Norte entre outros municípios do nordeste brasileiro vem enfrentando o processo de longa estiagem. Na região do Vale do Açu onde se concentra a maior barragem de água doce do estado, a Armando Ribeiro Gonçalves, está com menor nível dos últimos 30 anos. Segundo dados da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) a água do reservatório está com pouco mais de 30% da capacidade máxima. O município de Ipanguaçu, banhado pelos rios Pataxó e Piranhas Açu vem sofrendo com está situação. O Açude de Pataxó, localizada na comunidade do mesmo nome, está com 30,99 % segundo dados do Sistema de Informações de Situação Volumétrica - Bacia Piranhas/Assú disponível no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). O Açude tem a capacidade de 24.500.000m³ de água, apresentando hoje pouco mais de 7.591.494 m³.

Começa filiação das Câmaras para garantir benefício do Diário Oficial dos Municípios
A Federação das Câmaras do RN (Fecam/RN) inicia o processo de filiação nesta segunda-feira (27), para garantir o acesso das Câmaras Municipais às publicações gratuitas no Diário Oficial dos Municípios executado pela Federação dos Municípios do RN (Femurn). A filiação estará disponível até o dia 31/01, na sede do órgão que fica na avenida Prudente de Moraes, 949,  Tirol, em Natal/RN. A partir do dia 3 de fevereiro de 2014 as Câmaras não filiadas à FECAM/RN terão serviços do Diário Oficial suspensos.

Prefeitura de Extremoz realiza Semana Pedagógica 2014
A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira, (24), no auditório do Hotel Marista, a Semana Pedagógica 2014. A abertura foi realizada pela secretária de Educação, Rosileide Brito (Galega). A Jornada contou com o palestrante, professor Paulo Roberto, que proferiu a palestra motivacional “Educação e Construção da Cidadania”.

Wilma discute rumos dos PSB/RN em Tibau
O PSB/RN teve mais uma importante reunião de discussão das metas para as eleições 2014. Mais informal, o encontro, neste final de veraneio, aconteceu na casa de praia de Tibau do ex-deputado estadual Laíre Rosado e da sua esposa deputada federal Sandra Rosado. De anfitriã também a filha, a deputada estadual Larissa Rosado.

Maria, mãe e modelo dos cristãos
Como manda a tradição de décadas, os fieis da padroeira da Redinha, Nossa Senhora dos Navegantes, comemoraram durante onze dias a santa protetora dos pescadores e moradores do bairro. O encerramento da festa ocorreu no domingo (26) com a procissão marítima e a terrestre. Nesta edição, os festejos trouxeram o tema: “Maria, mãe e modelo dos cristãos”.

Prefeitura de São Gonçalo vai investir mais de R$ 2 milhões em capeamento asfáltico
A Secretaria Municipal de Infraestrutura de São Gonçalo do Amarante anunciou detalhes do investimento que será realizado nos próximos três meses em obras de capeamento asfáltico em diversas ruas do município. A pavimentação em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) vai beneficiar as comunidades de Plaza Garden, Cidade das Flores, Cidade das Rosas, Novo Amarante, Oiteiros, Guanduba, Jardim Lola, Barreiros, Amarante e Igreja Nova.

Praia Shopping oferece aluguel gratuito de bicicletas no Projeto Viva Costeira
Todos os domingos o projeto Viva Costeira movimenta uma das principais avenidas de Natal com prática de esportes e caminhadas ao ar livre. Neste verão, o Praia Shopping abraçou a proposta de incentivar a vida saudável e durante os finais de semana do projeto montou um pit stop no local com aluguel gratuito de bicicletas. Agora, os moradores, turistas e esportistas podem unir diversão e saúde numa maravilhosa tarde de pedaladas. A iniciativa tem sido bastante elogiada por todos que lotaram o bicicletário para garantir o aluguel das eco bikes.

Operação Balada do Procon Municipal autua cinco bares em Natal
Uma ação de fiscalização denominada "Operação Balada" realizada nessa sexta-feira pelo Procon municipal de Natal em parceria com a Delegacia do Consumidor (Decon) e Guarda Municipal culminou com a autuação de 5 estabelecimentos da capital. A operação teve por objetivo verificar o cumprimento da legislação de defesa do consumidor nos bares e boates de Natal. Dentre as principais irregularidades estavam a cobrança de couvert artístico sem o prévio conhecimento do consumidor, ausência da informação acerca do pagamento facultativo da taxa de serviço (10%), ausência de alvará de vistoria do corpo de bombeiros e de cardápios em três idiomas.

Prefeito Jaime Calado entrega reforma da Unidade Básica de Saúde de Guanduba
A Unidade Básica de Saúde da comunidade de Guanduba foi entregue na tarde desta sexta-feira (24). A segunda das 13 UBS em reforma no município a ser entregue a população. O gestor de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, esteve ao lado de lideranças comunitárias, secretários municipais, representados pela secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, a equipe da unidade, a população e os vereadores Geraldo Veríssimo, Gerson Bezerra, Valda Siqueira, Edson Valban, Arlete Paiva, Edson Arcanjo, Edmilson Gomes e Chanxe Dantas.

Fiart prossegue com abertura oficial na segunda e variada programação cultural
A 19ª edição da Feira Internacional de Artesanato do RN prossegue no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, apresentando nesta segunda sua abertura oficial com a presença das autoridades a partir das 18h, seguida de visitação aos 385 espaços de venda.

"Queremos Fátima Senadora", afirma presidente do PT em Natal
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, esteve reunido nesta sexta-feira (24) com membros do Diretório Estadual do PT no RN, onde reafirmou que a candidatura da deputada Fátima Bezerra ao Senado está entre as prioridades do PT Nacional. Atividade contou com a participação do deputado estadual Fernando Mineiro; do presidente do PT-RN, Eraldo Paiva; além de prefeitos, vereadores, demais dirigentes e militância petista.

Artesanato natalense é destaque na 19ª edição Fiart
A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas) e da Fundação Cultura Capitania das Artes (Funcarte) participa da 19ª edição da Feira Internacional do Artesanato do Rio Grande do Norte (Fiart). Ao todo, o município terá 140 metros quadrados de área, divididos em dois estandes. Mostrabrasil artesaos Álvaro Rocha (10)Em espaço de destaque, 16 artistas plásticos do Programa Municipal de Artesanato estarão expondo seus trabalhos como, pinturas, esculturas, rendas e palhas em madeira.

Prefeitura não complementa escala de médicos em São José de Mipibu como determinado pelo MP
A população do município de São José de Mipibu vem sofrendo com a falta de assistência médica. São cerca de 40 mil habitantes sem postos de saúde, sem Unidade de Pronto-Atendimento e com assistência escassa na Estratégia de Saúde da Família (que funciona somente até as 13h, de segunda a sexta) que deveriam ser de responsabilidade daquela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário