A operação Forças Unidas contra Dengue realizou hoje (18) sua primeira manhã de visitas às residências em Felipe Camarão, primeiro bairro contemplado com o trabalho educativo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Exército do Brasil e Marinha Brasileira.
O projeto percorrerá mais de 73 mil residências em todos os nove bairros da Zona Oeste de Natal com orientações para a população e identificação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti até o mês de março do próximo ano. As visitas ocorrerão sempre no período a manhã, das 7h30 às 11h.
“A população está recebendo muito bem a ação. Os militares abordam os moradores e se identificam como representantes de uma ação de saúde pública, que estão fazendo um trabalho complementar ao do agente de saúde, e pedem a permissão para auxiliá-la no combate à dengue e, além disso, também estamos passando com um carro de som por todo o bairro para deixar a comunidade alerta e sensível ao projeto”, destaca a gerente técnica do Centro de Controle de Zoonoses de Natal Jeane Oliveira.
Entre as orientações passadas durante a abordagem aos moradores estão: armazenar corretamente o lixo, não jogando em terrenos baldios e colocando-o em sacos plásticos bem fechados; sempre esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água; manter fechados cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris; furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas, guardar latas e garrafas emborcadas e limpar periodicamente calhas de telhados, para não reter água.
“As visitas dos soldados são um reforço a mais. Porque, quanto mais gente, melhor para informar e chamar atenção da população e combater a doença. Já passaram lá em casa e eu acho bom. Pois todo mundo se previne e sabe tudo antes de chegar o período de chuvas”, colocou o pintor Damião Noberto Pinto sobre a operação
--
Julianne Barreto
8867 0932

Nenhum comentário:
Postar um comentário