Com o objetivo de disseminar informações com referência aos diversos cursos profissionalizantes e de capacitação que são oferecidos gratuitamente pelo poder público à população, a secretária de Desenvolvimento Social, Maira Leiliane, iniciou uma agenda de reuniões nos bairros e comunidades com o objetivo de atrair maior participação aos referidos cursos. O primeiro encontro foi realizado neste sábado, 09, na localidade rural de Mendubim de Baixo (Mendubim I).
De acordo com o presidente da associação de moradores da comunidade, Alisson de Macedo, o encontro foi importante porque oportunizou aos moradores de Mendubim de Baixo e adjacências ter conhecimento de forma mais aprofundada da grade de cursos que é disponibilizada, sem qualquer custo, para os que querem qualificar-se numa atividade profissional. São oferecidos cursos nas áreas de fruticultura e construção civil.
Na fruticultura são proporcionados os seguintes cursos: Cultivo de Árvores Frutíferas; Cultivo de Espécies Frutíferas (Manga, Banana e Caju); Cultivo de Espécies Frutíferas Rasteiras (Melão e Melancia); e, Cultivo de Trepadeiras Frutíferas (Maracujá). Podem participar pessoas que saibam ler e escrever a partir de 18 anos de idade, trabalhadores sem ocupação e/ou beneficiários das demais políticas públicas de trabalho e renda. Maira Leiliane adiantou que são constituídas turmas de 30 pessoas cada uma tanto na cidade quanto na zona rural.
Na instância da construção civil os cursos são de Pedreiro, Azulejista, Gesseiro, Pintor, Reparador, Eletricista e Armador. A iniciativa é possibilitada por intermédio do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (PLANSEQ) Vale do Açu, que foi concebido pelo Governo Federal – Ministério do Trabalho e Emprego – como opção para fazer frente aos reflexos das enchentes que atingiram toda a região nos anos de 2008 e 2009. A operacionalização dos cursos conta com a interveniência da organização não-governamental Instituto Êpa – Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário:
Postar um comentário