segunda-feira, 18 de outubro de 2010

São José do Mipibu comemorou os 165 anos de emancipação política

A população de São José do Mipibu participou ativamente das comemorações dos 165 anos da emancipação política do município, organizadas pela prefeitura, no período de 15 a 17.

Na sexta-feira, 15, na comunidade de Laranjeiras dos Cosmes, a praça ficou lotada de pessoas que foram assistir à inauguração da Academia da Melhor Idade.

No sábado, data oficial da emancipação, houve alvorada de fogos na Praça Central da cidade, seguida da cerimônia oficial, defronte à prefeitura, com hasteamento das bandeiras, entoação do hino do município, puxado pela aluna da Escola Municipal Júlio Ferreira, Aldenora e leitura do histórico da cidade.

Bandeira

O autor da bandeira do município, arquiteto Wellington Palhano, apresentou uma descrição heráldica da bandeira. Na gestão do então prefeito, Janilson Ferreira, Leo Palhano, como é conhecido, participou de concurso e venceu para apresentar a bandeira, hoje adotada oficialmente. A presença de Leo foi bastante destacada. Pela primeira vez, em várias décadas, após a adoção da bandeira como um dos mais importantes símbolos do município, a comunidade teve a oportunidade de assistir a uma cerimônia com a presença do autor do pavilhão municipal.

Seguindo-se, foram entregues exemplares da bandeira a escolas e instituições municipais. A prefeita Norma Ferreira destacou que a cerimônia cívica é da maior importância para a cidade. “Temos a missa, o show musical e não poderia faltar esta cerimônia para resgatar o nosso civismo”, disse a prefeita.

Os presentes cantaram o “parabéns a você”, executado pela Banda Marcial da Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, que tem como maestro o professor Heriberto Nascimento.


Forró

Após a cerimônia na prefeitura, houve uma apresentação de forró pé de serra do trio de Marcos Lopes, organizador do Forró da Lua e do Museu do Vaqueiro, ambos em São José de Mipibu. A apresentação foi bastante elogiada e transcorreu num palco suspenso existente acima dos Box do Mercado. A apresentação está motivando a criação de um projeto cultural mensal no Mercado, nos moldes do que é feito na cidade de Ceará Mirim, objetivando servir como atração cultural e meio de exibição de produtos da terra.

A noite, foi realizada missa em ação de graças na Igreja Matriz, celebrada pelo Padre Matias. O vice-governador eleito, Robinson Faria, esteve presente ao ato religioso, ao lado da prefeita, vice-prefeito e várias representações da cidade.
Em seguida foi realizado um jantar oferecido pela prefeita Norma Ferreira, seguindo-se do show do forrozeiro Geraldinho Lins.

Esporte

No domingo, pela manhã, no Estádio Ferreirão, foi realizada a partida final do Campeonato Municipal sub 15. A tarde, a equipe do Barcelona, do centro da cidade, sagrou-se campeã e o time do Flamengo, de Laranjeiras dos Cosmes, vice-campeão do 5º Campeonato Municipal de Futebol, um dos maiores da região, reunindo equipes de todas as partes da cidade. O evento conferiu premiação em dinheiro, troféus e medalhas para os quatro times primeiros colocados.

Para a prefeita Norma Ferreira, o sentimento é de felicidade ao ver que os mipibuenses estão aos poucos resgatando a auto-estima e o amor à cidade. “Todos os anos, desde o início da minha primeira gestão, temos feito questão de comemorar o aniversário da cidade. São José de Mipibu é um município importante do Estado, tem um povo ordeiro e trabalhador, que merece ver sua cidade sendo homenageada. Temos certeza de que as atuais e novas gerações terão valorizados os sentimentos de civismo e amor a terra, cultuados a cada comemoração desta”, disse a prefeita.

CDL E Lions

Outras instituições mipibuenses, entre elas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Lions Clube, também realizaram eventos alusivos às comemorações da emancipação mipibuense. O Lions organizou, com apoio da prefeitura, um Mutirão de Saúde e a CDL lançou vários programas e homenageou com a comenda “Amigos da CDL” personalidades locais: prefeita Norma Ferreira, presidente da Câmara, vereador Kériclis Alves, blogueiro Daltro Emerenciano, editor do jornal O Alerta, José Alves de Souza, professora e historiadora Lúcia Amaral e o diretor do Sebrae, José Ferreira Melo.

Com reportagem de João Maria Freire
Foto: Internet (www.olertamipbu.blogspot.com)



AGÊNCIA ECO DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário