Professora da Rede Municipal de Ensino de Ipanguaçu, Aloma Dayane esteve na semana passada em Brasília, sendo uma das três representantes do Rio Grande do Norte no I Seminário da Olimpíada de Língua Portuguesa. Dos 167 municípios potiguares, apenas Ipanguaçu, Natal e Pau dos Ferros receberam o convite do Governo Federal para participarem do evento. Os dois últimos municípios foram, respectivamente, representados pelas professoras Tânia Aires e Diana Mendes.
Segundo a professora Aloma Dayane, foram três dias de intensa reflexão e debate sobre o ensino de Língua Portuguesa, com foco na escrita. “A proposta do seminário foi ‘A escrita em foco: uma reflexão em várias vozes’. Diversos educadores, de diferentes partes do país, puderam debater e trocar experiências sobre o ensino da língua portuguesa. Um momento único para todos nós”, afirma.
Ipanguaçu é destaque por iniciativa inédita
O evento faz parte das ações de formação da Olimpíada de Língua Portuguesa – uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social.
O município de Ipanguaçu, com apenas 13,9 mil habitantes, chamou a atenção do Governo Federal por uma inovação da Prefeitura: os melhores textos dos alunos ipanguaçuenses foram publicados em um livro. Cada aluno que teve texto publicado, ganhou algumas cópias da publicação, que também está disponível em todas as bibliotecas das escolas do município.
Cerca de 400 profissionais envolvidos com o ensino da língua – professores, técnicos de secretarias, pesquisadores e representantes de programas do MEC – foram convidados a participar das atividades do seminário. “trocamos experiências com diversos professores, muitos deles ficaram maravilhado com o livro que publicamos, com o texto de nossos alunos, eles reconheceram que o incentivo é bem importante para a promoção da leitura e escrita” conclui Aloma.
Secretaria de Educação de Ipanguaçu participa do 4º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
A Secretária de Educação do município de Ipanguaçu, Jeane Dantas, participou na semana passada do 4º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, que ocorreu entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro no município de Mata de São João, interior da Bahia. O Evento contou com a participação de mais de mil dirigentes municipais de educação.
Segundo a secretária, o fórum teve como principal objetivo refletir, discutir e analisar a qualidade da Educação Básica. “Discutimos, ainda, formas efetivas de colocarmos em prática o Plano Nacional de Educação; a necessidade de mantermos as crianças de 04 a 17 anos em sala de aula e, também, cobramos mais transparência e investimentos na educação pública”, relata Jeane.
Outos temas tratados foram: Ideb; Prova Brasil; Provinha Brasil; Indicadores da Qualidade na Educação Infantil; Educação Inclusiva; Direito à Educação e Siope.
Em Ipanguaçu, Prefeitura entrega certificados de qualificação profissional nesta terça-feira
A Prefeitura de Ipanguaçu realiza nesta terça-feira (06) a entrega dos certificados dos cursos de Pedreiro, Azulejista, Pintor e Gesseiro. A qualificação, fruto de parceria entre a Prefeitura, o Ministério do Trabalho e o Instituto Êpa, beneficiou cerca de 57 famílias. A solenidade tem início às 19:30, na Câmara Municipal.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, os cursos tiveram uma carga horária de 200 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas. “Temos investido na qualificação da mão de obra, de forma a incrementar a renda das famílias de nossa cidade. Todos sabem o quanto o mercado da construção civil está aquecido e é exigente. Estes alunos que serão certificados amanhã estão aptos a trabalhar em qualquer parte do Brasil”, informa Cristina.
De fato, o curso é bastante abrangente. Os alunos tiveram aulas sobre aspectos diversos, tais como: Planejamento do Trabalho em Processos Construtivos; Alvenaria; Concretagem; Paredes e Tetos; Componentes de Revestimentos Decorativos e Artefatos de Concreto; EAD (legislação trabalhista); Segurança do Trabalho; Empreendedorismo; Tecnologia da Informação e Meio Ambiente.
“Oferecendo cursos completos como esses, já qualificamos mais de 11% da população de Ipanguaçu nos últimos 02 anos e meio. Nossa intenção é continuar desenvolvendo esta ação, qualificando nossos cidadãos em diversas áreas e contribuindo para o desenvolvimento não só econômico, mas também social de Ipanguaçu”, afirmou o prefeito Leonardo Oliveira.
Por Keyson Cunha

Nenhum comentário:
Postar um comentário