terça-feira, 31 de janeiro de 2012

4ª edição do Genot Maior mostra a versatilidade da música brasileira na voz e violão de Alexandre Siqueira

A apresentação do músico será nesta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, no Genot Cafés Especiais, localizado na Livraria Siciliano do Midway Mall, a partir das 16h30.

Descendente de músicos que implantaram o ensino do violão na capital potiguar, Alexandre Siqueira nasceu no Recife, mas vive em Natal desde o primeiro ano de vida. A tradição de Alexandre vem de berço. Neto do violonista Amaro Siqueira, fundador do curso de Violão Clássico da UFRN, além de ter sido um dos principais compositores brasileiros para o violão romântico, e filho de Fidja Siqueira que deu continuidade às lições do velho pai Amaro, mas teve como seu principal tutor José Carrion Domingues, ex-discípulo do espanhol Emílio Pujol, uma das maiores expressões do violão no mundo.

Alexandre é a extensão deste legado musical da Família Siqueira. Sua trajetória musical começou aos seis anos de idade, quando perturbava os vizinhos com o som estridente de sua flauta doce, que logo foi arrebatava pelo som do violão. Foi paixão à primeira vista. Daí para frente, não foi difícil ter uma ascensão musical, já que se tratava de um aluno que tinha um pai violonista. Em sua casa o som mais comum era dos grandes clássicos do violão. Villa-Lobos, Joaquim Rodrigo, Segóvia, Tárrega, Carlevaro.


Na sua adolescência iniciou seus estudos musicais com o professor recentemente formado por seu pai, Eugênio Lima que hoje é mestre em violão. Também estudou com os violonistas, Álvaro Alberto, Inês Bigois, Danilo Guanais, se formando em Violão Clássico da UFRN, em 1992. Nesta época Alexandre já era professor do Instituto de Música Waldemar de Almeida (Fundação José Augusto), como também do Solar Bela Vista (SESI). O músico sempre esteve envolvido com quase todos os movimentos musicais em nossa cidade.

Como músico popular, Alexandre vem se destacando como cantor compositor e arranjador, tendo participado de vários projetos entre eles o Projeto Nação Potiguar de Candinha Bezerra (IV Circuito Cultural Zona Norte ao lado das Potyguaras), o Projeto de Musica Instrumental promovido por Dácio Galvão, ao lado do percussionista mundialmente conhecido Naná Vasconcelos, o Projeto seis e meia ao lado de Renato Braz, Moraes Moreira e Armandinho, e ainda acompanhou turnês de Byafra. Atuou também na produção dos eventos musicais do Shopping Orla Sul, onde criou o Projeto Orla da Bossa, em homenagem aos cinquenta anos da bossa nova. Também foi destaque no Praia Shopping Musical com três shows com o tema: "O Samba de Djavan" com participação dos músicos Darlan Marley (bateria), José Fontes (baixo) e o baixista Júnior Primata. O som do seu violão pode ser ouvido em vários CDs dos principais artistas potiguares como, Valéria, Sérgio Farias (hoje morando na França), Carlos Zens, Dona Militana, entre vários outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário