quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Fernando Braga reforça treino em Manaus com foco no Europeu de Jiu-Jitsu

Apenas nove dias separam o potiguar Fernando Braga da sua primeira luta no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, que será realizado em Lisboa, Portugal, no período de 27 a 29 de janeiro. Apesar do pouco tempo, o atleta de Goianinha viu a oportunidade de reforçar, em Manaus, os treinamentos para a disputa que acontece no Velho Continente no final do mês.

Segundo Fernando Braga, os objetivos da viagem são intensificar a preparação, mantendo o forte treinamento em ritmo de campeonato, e acertar os últimos detalhes de patrocínio com uma marca local de roupas para esportistas. Apesar da mudança, não é a primeira vez que o atleta agrega a preparação na região Norte do Brasil.


Em anos anteriores, Braga já utilizou a mesma estratégia de treinos para o Europeu e explicou que faz parte das fases que antecedem uma competição de alto rendimento. “Quando treino em Manaus noto que evoluo muito no jiu-jitsu, cresço bastante. Além disso, tenho muitos amigos e caras bons que me ajudam muito. Me sinto muito bem quando estou por lá”, comentou.
Para auxiliar na etapa atual de preparação, Fernando explicou que costuma treinar com atletas mais pesados. No entanto, 10 dias antes das disputas, desenvolve um treinamento mais leve, com companheiros de treino do mesmo biotipo.

A escolha resulta em treinos mais leves e mais soltos para driblar contusões, evitar overtraining (sobrecarga de treinamento), tudo isso com o intuito de se adaptar para a competição. As fases de treinamento são seguidas tanto na academia de sua propriedade em Goianinha, quanto na Kimura/Nova União, academia que iniciou o atleta no jiu-jitsu há quase seis anos.
Sobre o Europeu de 2012, o esportista disse que está confiante em um bom resultado e que a expectativa para este ano é boa. O melhor resultado de Fernando Braga no Campeonato aconteceu em 2009, quando foi vice-campeão na categoria para atletas até 70 kg, mesma divisão que tentará êxito neste ano.

“Sinto que estou muito bem para o Campeonato Europeu e vejo que vou conseguir um bom resultado para Goianinha e para o Rio Grande do Norte. Estou fazendo a preparação correta, com academia e reforçando muito o jiu-jitsu”, declarou.

“É sempre interessante falar quem nos ajudou para a preparação, portanto, um agradecimento especial para o meu professor Marcelo Ferreira “Caneta”, meu preparador físico, Antônio Carlos. Em Manaus, agradeço muito a Alexandre Capitão, mestre Oscar, Academia do Pina, Academia Nova União do Kiki, do Márcio Pontes e do mestre Cosme e a todos os meus alunos de Goianinha que me ajudam nos treinamentos”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário