segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Trilhas Potiguares seleciona equipes para 2012

A Pró-reitoria de Extensão da UFRN (PROEX) realiza, neste mês de janeiro, a seleção dos candidatos pré-inscritos para o Programa Trilhas Potiguares 2012. Foram 1.500 inscrições realizadas por alunos e professores, que preencherão aproximadamente 300 vagas. Nessa edição, 10 municípios apresentaram interesse no programa.

O Trilhas Potiguares foi criado em 1995 para proporcionar a interação da UFRN com a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte que possuam até 15 mil habitantes. São desenvolvidos nessas comunidades diversos tipos de ações, de acordo com a demanda apresentada pelas administrações municipais.


Em relação à escolha dos municípios participantes, a pró-reitora adjunta da PROEX, Conceição Fraga, explicou que, para o Trilhas 2012, a UFRN estabeleceu algumas exigências, com o objetivo de assegurar aos participantes, alunos, professores e técnicos melhores condições de estadia e de realização das atividades previstas no projeto.

“A UFRN procurava o município e este não retribuía da forma esperada. Os alunos e professores acabavam muitas vezes sem condições físicas e sem estadia, devido à falta de interesse das prefeituras nas cidades visitadas pelo programa. Agora a responsabilidade está dividida. A Instituição só envia a equipe se o município demonstrar interesse e se responsabilizar tanto pela disponibilização de equipamentos para a realização das atividades propostas, quanto pela estadia. Aqueles que realmente necessitam de ajuda procuraram a PROEX”, afirmou Conceição Fraga.

Sobre a seleção dos alunos participantes, a pró-reitora substituta esclareceu que novos critérios foram estabelecidos. Por exemplo, a desclassificação automática de alunos matriculados até o quinto período da graduação.

Contam pontos para classificação a participação em base de pesquisa e de extensão, em entidades estudantis (DCEs e CAs) e em comissões permanentes da UFRN, entre outros critérios.

Para alunos, técnicos e professores, a PROEX exige a normalidade nos processos administrativos, e explica que a existência de pendências administrativas pode desclassificar os candidatos. O não cumprimento dos prazos ou a falta de entrega de documentação são as pendências mais frequentes.

Fora isso, não é permitido ao participante quaisquer vínculos com o município para onde for selecionado, nem a participação no mesmo município onde tenha desenvolvido atividades nos dois últimos anos através do programa.

O resultado da seleção será divulgado até o final de janeiro. O seminário de apresentação e distribuição das atividades a serem realizadas nos municípios deve ocorrer no dia 9 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário