sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

UFRN busca participação da comunidade universitária na compra de livros

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) prorrogou, até o dia 31 de janeiro, o prazo para a comunidade acadêmica sugerir títulos para a aquisição de livros destinados ao acervo das 21 bibliotecas setoriais da Universidade. A chamada, aberta no final do ano passado, teve o prazo de vigência prorrogado para possibilitar uma maior participação dos alunos, professores e servidores técnico-administrativos.

De acordo com a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFRN, Ana Cristina Tinôco, “todo o acervo da biblioteca é construído com base na necessidade dos alunos, professores, pesquisadores e servidores técnico-administrativos, por isso o interesse em motivar essas pessoas a participarem do processo de compra”.


Os recursos para a aquisição de novos títulos pelas bibliotecas universitárias são destinados anualmente pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). Ana Cristina explicou que, por falta de motivação, ou mesmo por desconhecer a possibilidade de fazer a solicitação, muitos alunos deixam de remeter a listagem dos livros que precisam usar durante o curso.

Segundo ela, esse desconhecimento cria dificuldade para a biblioteca organizar o pedido e, como consequência, as cinco etapas para solicitação abertas durante o ano de 2011 ainda não foram suficientes para utilizar o valor total da verba destinada especificamente para a aquisição de livros. “Entramos 2012 com o processo de solicitação do ano passado ainda em aberto. É necessário que haja motivação e conhecimento para que a comunidade acadêmica faça a aquisição”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário