quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Posse de terra mudará realidade da chapada do Apodi

Seis décadas e meia. Esse foi o tempo de espera da agricultora, Raimunda Maria da Conceição Moreira, para ter em mãos o titulo da terra onde passou sua adolescência, teve seus 21 filhos e acolhe 66 netos e algumas dezenas de bisnetos. “Desde 14 anos que pensava nessa hora. Mas, não esperava, não, ter esse papel, agora”, disse emocionada exibindo o documento que lhe oferta a segurança jurídica dos 113 hectares, na comunidade Lages do Meio.

Dona Raimunda Maria simboliza a alegria de mil famílias da zona rural do município de Apodi que receberam na semana passada, a regularização fundiária de suas propriedades. Foram feitas 300 doações de posse de terra e 700 reconhecimento de domínios.

O convenio entre a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio a Reforma Agrária – (SEARA) e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) chegará aos 21 municípios das bacias hidrográficas dos Rios Piranhas-Assu e Apodi/Mossoró. São os contemplados com o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco.

       Para o superintendente do INCRA, Valmir Alves, a entrega de títulos é significativa para diminuir os conflitos de terra; promover aquecimento econômico e dar acesso às políticas publicas. “Esse momento não significa um ato de entrega de um papel”, reforçou, elogiando a parceria dos governos federal e estadual. Já a prefeita Gorete Pinto considerou a ação da Seara a melhor forma de promover a inclusão social e combate à miséria rural.
       Lembrando que em nenhum momento da historia do RN, a entrega de títulos alcançou tantas famílias como no governo atual, o secretário da SEARA, Rodrigo Fernandes, afirmou que o trabalho de legalização de terra que estava empacado no governo anterior, vai ter prioridade absoluta.
A governadora Rosalba Ciarlini considera que a posse da terra oferta dignidade ao produtor rural. “A regularização não beneficia apenas os gestores públicos, mas, sobretudo, o produtor rural. O titulo representa um bem de família e ele deve ser zelado para dar dignidade em casa”, declarou, explicando que embora a ação chegue a outras regiões, Apodi vai continuar sendo a maior área. “O secretário Rodrigo acaba de informar que para Apodi serão mais 900 até o fim do ano”, adiantou.
    Os deputados Gilson Moura e Leonardo Nogueira também falaram dos benefícios dos convênios. Prefeitos, vereadores e outras lideranças prestigiaram a solenidade onde a governadora também anunciou a construção dos acessos para a Barragem de Santa Cruz, destacando que ali poderá ser um caminho para impulsionar o turismo da chapada. E citou o espetáculo da sangria como atrativo para o visitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário