segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cores & Filmes

Um Estudo da Cor no Cinema, de Maria Helena Braga e Vaz da Costa, editora CRV

Quarta, dia 25 de janeiro, às 19h, na Livraria Siciliano do Midway.

Cores & Filmes: Um Estudo da Cor no Cinema é resultado de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado com o apoio financeiro do CNPq na University of Sussex – Inglaterra. A dissertação de mestrado, escrita originalmente em inglês, foi traduzida para o português e re-editada no formato de livro.

O interesse pelo tema possibilitou a reflexão sobre as teorias que lidam com a introdução das novas tecnologias no cinema, especialmente aquelas que podem explicar a introdução da cor no contexto da produção de filmes.

Neste livro são apresentadas e discutidas as motivações que impulsionaram o desenvolvimento tecnológico e os fatores técnicos, econômicos e estéticos que exerceram influência no desenvolvimento e na adoção da tecnologia da cor pela indústria cinematográfica e o seu impacto. Com base na análise de alguns filmes, demonstra-se o argumento de que a cor foi por um lado explorada em gêneros cinematográficos específicos a fim de enfatizar certos significados narrativos, e por outro para subverter esse uso. É também apresentada no livro uma reflexão sobre o debate a respeito do processo de colorização de filmes originalmente produzidos em preto-e-branco que surgiu em certo momento para a indústria cinematográfica como um novo produto de inovação.


Sobre a autora

Maria Helena Braga e Vaz da Costa é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e doutora (2001) em Estudos de Mídia pela University of Sussex - Inglaterra. É professora Associada do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação. Produtividade em Pesquisa do CNPq atua no contexto dos seguintes temas: cinema contemporâneo; estudos sobre a imagem e o espaço; olhares imagéticos sobre a cidade, a arquitetura e o espaço urbano; cultura visual; culturas moderna e pós-moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário