sábado, 28 de janeiro de 2012

Homem da Meia-Noite comemora 80 anos e recebe homenagem

O Homem da Meia-Noite, a figura carnavalesca mais famosa de Pernambuco comemora oito décadas percorrendo as ladeiras de Olinda durante o carnaval. O calunga – como é chamado por ser um personagem místico do candomblé, também presente no maracatu nação – representa o Clube Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite. Um dos mais conhecidos dentre os bonecos gigantes da cidade, neste ano ele recebe homenagens pelo seu aniversário.

Sua história começou em 2 de fevereiro de 1932, quando Benedito Barbaça e Luciano de Queiroz o criaram. Eles buscavam uma figura para representar o Clube Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite, que havia sido fundado em 7 de janeiro do mesmo ano. Por ter surgido no mesmo dia que Iemanjá e carrregar consigo uma carga de tradição mística e descendência afro, ele é considerado um calunga, ligado mais ao candomblé do que ao Carnaval. Sílvio Botelho, famoso bonequeiro, comenta que “o calunga surgiu num momento inusitado, já nasceu imponente, veio para reinar e ficar”, e por isto é considerado o pai dos bonecos gigantes de Olinda.

Baseada em ditos populares, a ideia da criação do calunga por parte do clube carnavalesco traz diferentes versões. Há os que crêem que sua origem foi inspirada num personagem do cinema da época, um criminoso que saía de dentro de um relógio sempre à meia-noite. Já outros associam o Homem da Meia-Noite a um figurão elegante e folclórico de Olinda que circulava à noite pelos becos e ladeiras seduzindo as donzelas.

Como reconhecimento de sua importância para o carnaval e a cultura popular pernambucana, o Homem da Meia-Noite foi eleito Patrimônio Vivo em 2006. Para o presidente do clube, Luiz Adolpho, este importante ícone pernambucano tem grande valor para a história do seu estado, tanto que todas as suas datas festivas são muito especiais. Segundo Luiz Adopho, no carnaval deste ano vários clubes de Olinda irão homenageá-lo, desde agremiações pequenas até as mais tradicionais. No Recife a grande homenagem ao personagem fica por conta do Galo da Madrugada, que coloca o Homem da Meia-Noite no abre alas do seu desfile.

Raquel Holanda
Do UOL, em Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário