sábado, 14 de janeiro de 2012

Areia Preta e Balneário do Rio Pium estão impróprios para banho

Foram encontrados altos índices de coliformes fecais, prejudicando condições de balneabilidade

A praia oceânica de Areia Preta (proximidades da Praça da Jangada) e a praia fluvial, o balneário do Rio Pium, em Parnamirim, apresentam condições inadequadas para o banho por conterem altos índices de coliformes fecais, conforme relatou o último boletim de balneabilidade, nº02/2012, divulgado ontem (13) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Os índices de coliformes fecais encontrados na água das praias nas duas localidades estão acima do que é recomendado pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama. As amostras foram coletadas nessa quinta-feira (12) em 48 praias de todo o litoral norte-rio-grandense, se estendendo de Tibau, na divisa com o Ceará, à praia de Bacupari, em Baía Formosa, que divide o Rio Grande do Norte com a Paraíba.


O estudo faz parte do programa que analisa semanalmente amostras da água das praias e orienta, por meio de placas, os banhistas e veranistas, que frequentam as praias do litoral potiguar, em “própria” (verde) e “imprópria” (vermelha). A classificação desta semana pode ser considerada válida até a emissão do próximo boletim, prevista para o dia 20 de janeiro.

Além do Idema e do IFRN, estão envolvidas no Programa Água Azul a Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, o Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário