segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Camerata de Vozes do RN se apresenta na Cripta da Catedral Metropolitana de Natal



A apresentação tem como objetivo celebrar os 21 anos da benção do papa João Paulo II ao local

Há 21 anos a Catedral Metropolitana de Natal recebeu a visita do papa João Paulo II, durante sua terceira visita ao Brasil. Na oportunidade, o papa abençoou a Cripta da Catedral, que se trata da Capela oficial onde se mantém o Santíssimo Sacramento. E em comemoração a esse importante momento, na próxima quarta-feira, 28, a partir das 20h, a Arquidiocese irá receber a apresentação da Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA).

Na apresentação, destinada principalmente aos músicos do estado e à imprensa, o grupo composto por 34 pessoas, todos selecionados pelo próprio regente, Monsenhor Pedro, fará um roteiro didático, oferecendo ao público informações a respeito da arquitetura sacra, além de uma comparação entre os traços existentes e a música sacra.
Esta é a primeira apresentação do grupo depois da participação como convidado no 18ª Festival Unicanto de Corais, no Paraná, que contou com a participação de 24 Corais que se revezaram na programação de cinco dias. No evento, a Camerata ficou com a importante missão de realizar abertura e o encerramento.

A Camerata de Vozes do RN, como bem explica o idealizador e regente, Monsenhor Pedro, foi criada com o objetivo de oferecer ao público um gênero diferente de música e apresentações, tendo sua origem nas raízes das cameratas italianas. Ainda de acordo com o regente, por ser um grupo mais seleto e com número de componentes reduzidos, a Camerata consegue não somente trabalhar as músicas para as apresentações, como também se aprofundar no estudo e aprendizado estrutural das músicas que compõem seu repertório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário