segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Hermano media reunião entre Governo e empresários que querem investir no RN



Terceiro maior grupo de Mineração da Índia quer investir no RN, mas encontra dificuldades na questão de logística.

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) participou na manhã desta quinta-feira (22) de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado com o secretário Silvio Torquato e técnicos. Ele acompanhava um grupo de empresários da Índia que quer investir no RN, mas encontra dificuldades para escoar sua produção.

Os empresários estão interessados na exploração de minério de ferro numa área que engloba os municípios de Lajes, Pedro Avelino e Sítio Novo. De acordo com eles, a região apresenta potencial para a extração de 2 milhões de toneladas de minério de ferro durante o primeiro ano, podendo atingir a meta de 5 milhões durante os anos seguintes. O investimento inicial deve chegar a 50 milhões de dólares.

Hermano intermediou o encontro após ter sido procurado pelo grupo na semana passada, justamente quando a Confederação Nacional da Indústria divulgou o estudo Nordeste Competitivo, mostrando que o Rio Grande do Norte apresenta uma série de dificuldades nas questões de logística.

Parcerias
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, Hermano já havia externado sua preocupação em encontrar alternativas para que o RN não perca oportunidades de se desenvolver em consequência da falta de investimentos em ferrovias, rodovias, aeroportos e portos.

“Nosso estado paga um preço muito alto pela falta de planejamento. É inconcebível que as empresas precisem buscar alternativas de escoar sua produção em outros estados. Perdemos deixando de arrecadar impostos e perdemos novas oportunidades”, comentou Hermano durante a reunião.

Para o secretário de Desenvolvimento do RN, Silvio Torquato, a realização de parcerias com o Governo Federal e com a iniciativa privada podem solucionar esses problemas. “Se o Governo não tiver condições de resolver, vamos buscar parcerias. Os empresários estão interessados e podem nos ajudar. O importante é focar no desenvolvimento do RN”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário