quinta-feira, 17 de julho de 2014

Exercícios para o cérebro precisam ser estimulados


Foto: Internet

Na correria do dia a dia não nos damos conta de quantas atividades desenvolvemos. Trabalho, casa, atividade física e por aí vai. Neste contexto, se discute muito como cuidar do corpo, mas e a mente? O que fazer para manter a saúde mental? Estudos da área de psicologia apontam algumas atividades que podem contribuir para a manutenção da saúde de um dos principais órgãos do ser humano.


“O cérebro é como um músculo do nosso organismo e quanto mais o exercitamos, ele adquire mais força. A leitura é sempre um bom exercício”, comenta Suellen Saraiva de Oliveira, psicóloga do Hapvida Saúde. Mas há um momento que nós suavizamos a rotina e o nosso cérebro tem que ser estimulado a continuar em atividade: a aposentadoria, por exemplo. “As atividades desenvolvidas por pessoas aposentadas não exigem tanto esforço cerebral. E neste período nós temos que provocar essas atividades”, ressalta a especialista.

Ela recomenda, além do convívio social com a família e grupos, as atividades físicas, como a hidroginástica, assim como ações simples como ler jornal diariamente e fazer jogos de palavras cruzadas e caça-palavras. “Quando você está trabalhando, você recebe diversos estímulos e é obrigado a pensar e tomar várias decisões. E está em constante atividade. Já na aposentadoria, a pessoa se sente disfuncional e nós temos que buscar outra função, outra atividade para se ocupar”, destaca.

Outra preocupação também é com as mulheres que atuam como doméstica e os filhos partem para a faculdade. “Assim como a aposentadoria pode ser decisiva para o homem, este período no qual a mulher já não vai ter aquela função de cuidar dos filhos, também pode chegar a desenvolver um quadro depressivo. Por isso é importante que busque outra ocupação”, explica a psicóloga. Entre as principais disfunções da saúde mental estão: mal de Alzheimer, senilidade e mal de Parkinson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário