Minervino Wanderley*
Não sou analista político. Não sou marqueteiro. Não sou adivinhão (se bem que gostaria de prever uns números por aí). Sou apenas um apreciador da cena urbana (da de Serejo também). Assim, enxergando o mundo sem grandes pretensões, vejo muita coisa. Analistas políticos querendo ser adivinhões, marqueteiros querendo ser donos da verdade e adivinhões dando pitacos.
Pois bem. Todos eles se esforçam para mostrar a um povo uma face que não pertence a determinado candidato. Dilma ficou simpática. Serra deu engordada e o cabelo cresceu. Esse é o verdadeiro milagre econômico. O dinheiro faz tudo. Desesperados ante a falta de assunto partiram para uma viagem no tempo. De repente, o aborto virou assunto de primeira página. Parece que estamos nos anos 50, quando as pessoas se benziam ao pronunciar tal coisa.
Dilma, ouvi não sei aonde – tenho mais o que fazer – disse que a mulher de Serra tinha afirmado que ela queria ver criancinhas mortas. Porra! Isso me lembra propaganda anticomunista dos anos 60, né não, Alex Nascimento? Não acredito nisso. Acredito que ela possa até ter querido ver gente grande morta, lá naqueles tempos, sabe?
Serra, depois do desempenho de Marina, parece a reencarnação de Chico Mendes. Ou um primo magro do Hulk. Verde que te que quero verde. Lula defende Dilma com uma veemência de dar inveja a qualquer mortal. Ai de quem falar mal “da Dilma”. Fernando Henrique Cardoso se queixou porque “Lula nunca me chamou para um café da manhã”. FHC, tome juízo. Você não encara uma buchada com farinha com uma lapada daquelas de manhã cedo! Seu estômago é fino. Bem acostumado às iguarias francesas.
Será que eles pensam que somos um povo idiota? Epa! Esqueci que Tiririca foi o deputado federal mais votado do Brasil. Bom, pelo menos ele é um palhaço de carteirinha, deve ser sindicalizado e tudo. E quem votou nele? Em que categoria se enquadra? Gozador? Heroi: “Votei para demonstrar minha insatisfação’”? Rebelde: “Se hay gobierno soy contra”? Ou, como disse o presidente, além dos petistas, somos todos uns bundões?
Sou não, Lula. E, para provar, vou dar uma de analista político, marqueteiro e adivinhão.
- Analista: “Se Dilma não ganhou no primeiro turno, perdeu força. Não chega mais”.
- Marqueteiro: “Mudamos a cara de Dilma e Serra e nos esquecemos de Marina. E agora?”
- Adivinhão – Vai dar Serra.(MW)
*Jornalista, analista, marqueteiro e adivinhão

Nenhum comentário:
Postar um comentário