Siciliano prepara uma vasta programação infantil nos mês das crianças
Universos mágicos, onde príncipes, princesas, dragões, fadas e bruxas estrelam estórias fabulosas. No mundo literário, a criança é capaz de embarcar para qualquer lugar, seja ele fantástico ou real. Através do livro, a criançada desenvolve sua imaginação, criatividade, suas emoções, capacidade de concentração e sentimentos.
É por isso mesmo que neste mês de outubro, em comemoração ao Dia da Criança, a literatura infantil toma conta da Siciliano. Teatrinho, oficina de brinquedos, contação de histórias, declamação de poesias, jogos e muito mais. Até o final do mês, os livros garantem muita emoção e diversão aos pequenos.
Além da programação aberta ao público, aguardamos ainda a visita de escolas públicas da cidade que serão transportadas para o fantástico mundo da literatura, na Siciliano, e participarão de brincadeiras, contações de histórias, sorteio de brindes, entre outras atividades.
A leitura é fundamental para a formação social, emocional e cognitiva da criança. Ler com os pequenos, colocá-los em contato direto com os livros e seus autores, além de manter um bom papo com eles sobre esse fantástico universo é importante para a descoberta pelo prazer da leitura.
A programação infantil da Siciliano tem início com o teatrinho “Uma feira livre”, baseado na obra homônima da escritora Elizabeth Rose de Macedo Gomes. O livro é o primeiro volume da coleção “O som da letras – cantando e contando fábulas para qualquer idade”. De forma lúdica, com muita música e desenhos para colorir, a criançada aprenderá, por meio de uma história corriqueira do cotidiano de todos nós, noções de ética, responsabilidade social e respeito.
Em outubro, os pequenos também aprenderão a confeccionar brinquedos, peças utilitárias e instrumentos musicais percussivos a partir de garrafas pet, tampas plásticas, latas, jornais, revistas, sementes, rolos de papel higiênico e caixas de remédios. Para participar da oficina “Brinquedos e Brincadeiras”, desenvolvida pela arte educadora Kacianni Ferreira, é só adquirir o livro Brincadeiras e Brinquedos: Da Educação Infantil À Melhor Idade. Essa é uma atividade também voltada para os pais e professores da educação infantil.
No “Dia da Criança”, a educadora Rosângela Trajano lançará o livro O menino que emprestou um sonho, que conta a estória de um garotinho que toda noite tinha pesadelos. Um belo dia ele conversa com um amigo, que resolve lhe emprestar seus sonhos bons. Através do universo lúdico e fantasioso dos sonhos, a autora trata do valor da amizade e da importância de se viver a infância. Neste dia, a escritora também contará essa estória para os pequenos.
A Siciliano também será tomada por versos e rimas. Crianças da Escola Estadual Hegésipo Reis declamarão poesias pela livraria em um “Assalto Poético”, promovido pela professora Maria Evânia. A escola Brasas Idiomas promoverá um “Soletrando em Inglês” para que, de forma divertida, os pequenos aprendam o novo idioma.
A jornalista e escritora paulista, Isabel vieira, contará para a criançada as histórias de três de seus livros. Danico Pé-de-Vento fala dos gêmeos Daniel e Milena. Apenas a garota estava crescendo e esse problema transformou o menino em Danico, que, embora não fosse alto, tinha um coração enorme e era um excelente jogador de basquete. Um dia com as pimentas atômicas conta a história de Beatriz, uma pré-adolescente que consome com avidez os produtos lançados pela banda infanto-juvenil Pimentas Atômicas. Em Olho no Lanche, a autora fala de Ulisses, um garoto urbano de 11 anos, voraz consumidor de sanduiches, que viaja para ajudar seu padrasto a montar uma lanchonete de fast-food numa cidadezinha do recôncavo baiano.
Outro evento que promete movimentar a criançada é o “Clube de Robótica”, desenvolvido pela RoboEduc, empresa criada por pesquisadores da UFRN. Através de oficinas dinâmicas, com o uso de robôs e computadores, o grupo lida com assuntos do dia a dia de forma lúdica e interdisciplinar. Na Siciliano serão desenvolvidas mini-oficinas de montagem e controle de robôs.
Encerrando a programação infantil do mês de outubro, a poetisa Jânia Souza contará a fábula Magnólia, a besourinha perfumada, uma história exemplar que tematiza os comportamentos dos animaizinhos das florestas, tratando da importância da amizade, da família e da cooperação.
Ouvir uma boa história, aprender novas palavras, participar de oficinas, ou assistir a encenação de histórias contadas nas páginas de um livro. De todas as formas, literatura também é sinônimo de diversão.
www.twitter.com/mincnordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário