O fim de 2011 e o início de 2012 foram de trabalho intenso para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital. De acordo com balanço divulgado, o serviço registrou 83 atendimentos de traumas, a maioria envolvendo acidentes com carros e motos. Um motoqueiro morreu.
Foram realizados 31 atendimentos de traumas no dia 31 de dezembro e 52 no dia 1˚ de janeiro de 2012. Conforme o coordenador administrativo do Samu Natal, Rodrigo Azevedo, houve um aumento de 15% no atendimento a traumas em relação ao fim de 2010 e começo de 2011.
Ele explicou que os acidentes com traumas quase dobraram no primeiro dia do ano novo em razão da volta dos motoristas do litoral, do interior e de estados vizinhos praticamente na mesma hora, ou seja, no final da tarde. “A maioria dos acidentes ocorreu à tarde, período do retorno dos motoristas, principalmente das praias do nosso litoral”, enfatizou o coordenador.
Macas retidas no Hospital Walfredo Gurgel
Como se não bastasse o trânsito engarrafado na volta dos motoristas, que dificulta um atendimento mais rápido, outro complicador enfrentado pelo Samu no fim de semana foi a retenção de 17 macas e seis ambulâncias no Hospital Walfredo Gurgel. Conforme Rodrigo Azevedo, o fato é corriqueiro. As macas ficam presas para os pacientes serem avaliados pelos plantonistas do hospital, como os neurocirurgiões, por exemplo.
Normalmente, isso ocorre nos sábados e domingos. Somente na terça-feira é que o hospital começa a liberar os equipamentos. Ele disse ainda que o fato se repete todo fim de semana. “A gente deixa de atender prioritariamente casos isolados por falta de maca nas ambulâncias”, lamenta.
O Samu Natal dispõe atualmente de 12 ambulâncias, sendo nove de suporte básico e três avançadas, tipo UTI, e seis motolâncias. Para acionar o Samu, o cidadão deve ligar para o número 192.
Nenhum comentário:
Postar um comentário