domingo, 1 de janeiro de 2012

Um jovem de coragem


Paulo Correia
Jornalista
paulo.correia@r7.com

No Natal, comprei o livro de crônicas A Beleza e o Inferno, do jornalista e escritor italiano Roberto Saviano. A publicação, lançada na Europa em 2010 e por aqui no começo de 2011, é um apanhado de histórias vividas por Saviano nos últimos anos. Um relato do jovem autor sobre as misérias da vida e os bons momentos que essa jornada também proporciona. 
Roberto Saviano é um italiano de muita coragem. Um homem que lutou e continua lutando contra uma das maiores chagas do seu país, o crime organizado. Um homem que peitou a máfia de Nápoles, a Camorra, com as duas únicas armas que possui: a coragem e a boa escrita. Um jovem que deveria servir de exemplo.
Em 2006, com o lançamento do seu primeiro livro, Gomorra, jogou luzes nas entranhas do monstro. Descortinou os trabalhos sujos da máfia napolitana e exibiu para todos os seus inúmeros leitores a parceria entre a Camorra e a economia dita legal. Com isso, abalou a Itália e o mundo com as suas revelações e caiu na lista dos marcados para morrer.
Com essa nova publicação, ele exibe para o leitor outros pontos dessa luta desigual contra os barões da violência na Itália e os rumos que a sua vida tomou depois do sucesso estrondoso de Gomorra. Escreve sobre o terremoto que destruiu muitas cidades na região montanhosa de Abruzzo e os “esforços” comandados pela máfia para reconstruir essas localidades. Fala sobre o poder sensacional da cocaína no mundo e a chama de verdadeiro milagre do capitalismo contemporâneo. Escreve sobre a tragédia dessa droga para muitos e os lucros exorbitantes que ela proporciona para outros.
Em outra crônica, comenta sobre a magia do jogador argentino Lionel Messi em campo. Escreve sobre a genialidade do atacante do Barcelona e a sua luta contra as adversidades no futebol. “A história de Lionel Messi é como a lenda do zangão. Dizem que o zangão não poderia voar porque o seu corpo é desproporcional à envergadura das suas asas. Mas o zangão não sabe disso e voa. Messi, com o seu corpo pequeno, com aqueles seus pés pequenos, com aquelas pernas pequenas, o tronco pequeno e todos os seus problemas de crescimento, não poderia jogar no futebol moderno, que é todo feito de músculos, massa e potência. Só que Messi não sabe disso. E é por isso que é o maior de todos”.
A Beleza e o Inferno é um bom presente para os amantes dos livros. Uma publicação que mostra toda a versatilidade de Roberto Saviano na escrita. Um livro que exibe toda a sua coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário