sábado, 23 de fevereiro de 2013

A obra de Jacques Tati é destaque na Mostra de Cinema do Sesc


Serão exibidos 10 filmes nas unidades de Natal, Mossoró, São Paulo do Potengi, Seridó, Nova Cruz e Macaíba

O melhor do cinema francês através da exibição dos grandes sucessos do renomado ator e diretor Jacques Tati. Esta é a “Mostra Tati por Inteiro”, que acontece de 25 de fevereiro a 27 de março, nas unidades do Sesc Natal, Mossoró, São Paulo do Potengi, Seridó, Nova Cruz e Macaíba. “Levar a obra de grandes mestres do cinema mundial ao nosso público é uma grande honra para nós. Com isto, estamos democratizando o acesso a uma parcela da produção cultural que nem sempre chega de forma fácil e, ainda por cima, gratuita ao grande público. Este é mais um dos pilares do trabalho do Sistema Fecomércio, através do Sesc”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.


O projeto é uma realização do Sistema Fecomércio, que através do Sesc chega ao público potiguar com exibições gratuitas. A Mostra também é uma parceria com a Embaixada da França e Cultures France e será exibida em todos os regionais do Sesc no país.

“O Sesc é uma das únicas redes culturais brasileiras com tanta capilaridade no país. Sabemos que, graças a ele, chegaremos a lugares aonde nunca chegou Tati e, provavelmente, aonde quase nunca chegou um filme francês”. Yves Saint-Geours, Embaixador da França no Brasil.

A abertura da Mostra no Sesc RN será no dia 25 de fevereiro, às 18h30, no auditório do Sesc Centro, tendo como convidada a palestrante Meize Lucas, doutorada em cinema pela Université Paris III e escritora do livro “Imagens do Moderno” sobre Jacques Tati.

As férias do Sr. Hulot será o primeiro filme a ser exibido. Nele, Tati deu vida ao Sr. Hulot, que saí em seu velho e barulhento Salmson, perturbando escandalosamente a tranquilidade dos veranistas de uma pequena estação balneária na costa do Atlântico. Neste trabalho é possível identificar um estilo particular de trabalhar os sons, marcando-os de modo inesquecível para o público.

A programação da Mostra contempla ainda os filmes: “Meu Tio”; “A Escola de Carteiros”; “Carrossel da Esperança”; “Cuida da Tua Esquerda”; “Parada”; “Curso Noturno”; “Tati: Seguindo os Passos do Sr. Hulot”; “As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Louco” e “Tempo de Diversão”. Mais informações sobre horários e locais de exibição estão disponíveis no site www.sescrn.com.br

Jacques Tati
Filho de pai russo e de mãe francesa, seu verdadeiro nome era Jacques Tatischeff. Alto, com 1.91 m, se projetou inicialmente no campo esportivo e se tornou um dos principais jogadores de rugby da França. Era um hábil mímico e durante dois anos tentou, sem sucesso, fazer carreira no music-hall. A oportunidade surgiu em um espetáculo de gala no Hotel Ritz e a partir daí ele se tornou um comediante de boulevard. Em 1932 começou sua carreira como ator e roteirista, realizando uma série de curta-metragens e de 1945 a 1946 fez dois filmes do consagrado diretor Claude Autant-Lara.
Sua carreira de cineasta começou em 1947 com "Jour de Fête" que lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, na Itália e o Grande Prêmio do Cinema Francês em 1950.
"Le vacances de Mr. Hulot" (br: '"As Férias de Sr. Hulot"),lançado em 1953, levou mais de um ano para ser completado já que Tati brigava constantemente com os produtores. Tati ganhou muito dinheiro com seus primeiros filmes, mas ficou seis anos sem filmar. Quando retornou com "Playtime", uma grande superprodução com 150 minutos de duração e que lhe deu um prejuízo de 8000 milhões de francos, Tati viu seu império desmoronar.
Em 1970 ele tentou se recuperar do fracasso de "Playtime" com outro filme, "Trafic", mas apesar do relativo sucesso do filme não foi suficiente para recuperar a sua fama.
Tati morreu vítima de uma embolia pulmonar semanas após completar 75 anos.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário