quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Aphoto participa de Encontro Nacional de Fotografia em Fortaleza


“A fotografia deve ser compreendida como linguagem específica. Fotografia é ciência, investigação, documento, comunicação de massa, literatura. Fotografia é tudo isso e também Artes Visuais”, disse Iatã Canabrava, presidente da Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil (RPCFB). Na área de politicas públicas, qual é o papel da fotografia na formação da imagem no Brasil? Que identidade o Brasil quer ter com essa imagem?
Essas questões serão esclarecidas durante o II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, que acontecerá em Fortaleza, de 21 a 23, reunindo mais de 200 fotógrafos e produtores culturais de fotografia de todo o País, além de gestores culturais e a participação da ministra da Cultura Marta Suplicy. “Agora, é o momento de avançar na construção de uma identidade da Rede”, salientou Iatã.


A Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) estará presente ao II Encontro Nacional da Rede através de seu presidente Alex Gurgel e do secretário Luciano Nobre. “Vamos fortalecer as discussões da Rede com nossa participação nos debates e trazer os resultados positivos para o desenvolvimento da nossa fotografia”, disse o presidente da Aphoto. Do RN, ainda vão participar os fotógrafos Henrique José, Pablo Pinheiro, Sônia Figueiredo e Paula Geórgia Fernandes, todos representando o bom momento da Fotografia Potiguar.

De acordo com Iatã Canabrava, o objetivo do II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais, o objetivo é reunir uma parte significativa dos integrantes da rede para identificar demandas, articular ações estratégicas para o desenvolvimento da produção cultural da fotografia no Brasil, além de fortalecer a consciência de quem e para que se constitui a Rede Nacional de Fotografia.

Fotógrafo natalense lança livro em Fortaleza

Durante o Encontro, os participantes poderão conhecer uma parte da produção fotográfica brasileira por meio de exposição, projeção e intervenção fotográfica ao ar livre, no Calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema. Na programação paralela, haverá estandes com livros, postais, catálogos, entre outros artigos fotográficos de todo o Brasil.

Durante o evento em Fortaleza, o fotógrafo natalense Henrique José vai lançar um livro de fotografia chamado “Aos Novos Fotógrafos Brasileiros”, reunindo diversas contribuições para o pensar e o fazer fotográfico do Brasil contemporâneo. De acordo com Henrique, o livro é o resultado de um trabalho estético com a “lomografia” (fotografias feitas com a máquina lomo), um movimento internacional que reúne seguidores no mundo inteiro.

SERVIÇO
II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil
Período | 21 a 23 de fevereiro
Local | Hotel Sonata de Iracema, Fortaleza CE
www.aphoto.art.br
Informações: Alex Gurgel (8896-5436)

Nenhum comentário:

Postar um comentário