terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prefeito assina adesão de Natal ao Plano Nacional de Cultura


O presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, viajou em comitiva na manhã desta segunda-feira a Brasília onde acompanha o prefeito Carlos Eduardo Alves na assinatura da adesão do município de Natal ao Sistema Nacional de Cultura, o que representará para a cidade um ganho enorme em relação à visibilidade e captação de recursos para o setor cultural. A pauta de reuniões também inclui captação de recursos para a reforma do teatro Sandoval Wanderley, pontos de leitura e o Natal em Natal. A assinatura está marcada para quarta-feira, no Ministério da Cultura, durante audiência com a ministra Marta Suplicy.
A adesão ao SNC reforça o desejo da gestão do prefeito Carlos Eduardo em desenvolver cultura a partir de políticas culturais. Isso porque o sistema fortalece a implementação de políticas públicas que vão além da realização de eventos, mas principalmente de ações permanentes.

Semana passada, a representante do Ministério da Cultura no Nordeste, Fernanda Matos, conversou com a equipe da Funcarte, chefiada por Dácio Galvão, e explicou a importância da adesão ao SNC para Natal. “Quando adere ao SNC o município tem condição de chegar e dizer: ‘MinC, eu estou aqui, olha para mim’ porque a partir daquele momento ele passa a ter direito a recursos, capacitação... de forma geral a adesão ao SNC vai dinamizar a política cultural do município”, comentou.

Para o presidente da Funcarte, Dácio Galvão, a inclusão de Natal no Sistema Nacional de Cultura é um leque que se abre para o desenvolvimento da cidade. “Natal espera por isso há quatro anos. E conseguimos já no início da gestão. Essa adesão coloca a administração municipal numa posição de destaque do ponto de vista institucional. É uma nova etapa para a cultura da cidade”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário