quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ACOLHIMENTO AOS NOVOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE


A Secretária de Estado Adjunta da Saúde Pública, Kátia Mulatinho participou na manhã desta quarta feira (20), no Hotel Rifólis, em Ponta Negra, do Acolhimento aos novos Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte, realizado  pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Cosems/RN).

O Objetivo do evento é apresentar aos novos gestores as atribuições, finalidades e competências do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde) e da CIB (Comissão Intergestores Bipartite). Além de fortalecer as instâncias colegiadas do Sistema Único de Saúde (SUS), mostrando o seu  funcionamento de forma tripartite(Federal-Estadual-Municipal).
Para a Secretária Adjunta, Kátia Mulatinho, O Cosems tem sido estratégico na construção das Políticas Públicas da Saúde no Estado. “A Gestão SUS é tripartite e o Estado do Rio Grande do Norte  tem se empenhado em fortalecer as ações pactuadas com os entes federativos”, disse a Secretária.
No evento também foi realizada a posse da nova Presidente do COSEMS/RN, Salete Cunha, que estará à frente do Conselho nos próximos dois anos. Diante dos Secretários Municipais, a presidente reforçou a necessidade da melhoria dos indicadores e da união de todos os gestores.
“Todos nós temos um papel fundamental na construção do SUS, para fazermos não o SUS que temos, mas aquele que nós queremos, revendo questões de financiamento e recursos humanos, que são hoje, os maiores desafios”, falou Salete Cunha.
À tarde, na programação, os novos gestores vão participar de uma palestra sobre “A gestão Municipal de Saúde e sua agenda estratégica”, sendo expositora, a Coordenadora de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Terezinha Rêgo e  da 1ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Ainda Estiveram presentes no evento, o Presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Antônio Carlos Nardi e o Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Benes Leocádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário