quinta-feira, 23 de maio de 2013

Avião Solar Impulse pronto para 2ª etapa da travessia dos EUA

AFP


O avião Solar Impulse, primeira e única aeronave movida a energia solar, iniciou nesta quarta-feira a segunda etapa da travessia dos Estados Unidos, partindo de Phoenix, no Arizona (sudoeste), com destino a Dallas, Texas (sul), anunciou um dos encarregados do projeto.
O avião experimental, pilotado pelo aventureiro suíço Bertrand Piccard, iniciou a primeira etapa da viagem em 3 de maio, da Base da Força Aérea Moffett, perto de San Francisco, Califórnia (oeste).
O avião solar, desta vez sob o comando do colega de equipe de Piccard, o suíço André Borschlberg, tentará chegar a Dallas, a 1.337 km, de uma única vez, um recorde para a aeronave.
O avião de um lugar e 1,6 tonelada, feito em fibra de carbono e com envergadura de 63,4 metros - o equivalente a um Boeing 747 -, decolou do aeroporto internacional de Phoenix às 09h00 de Brasília e espera-se que chegue ao seu destino às 03h00 da quinta-feira, após 18 horas de voo.
A travessia de oeste a leste do país, com destino final em Nova York, será feita em cinco etapas por motivos de segurança, explicaram os aventureiros.
Tecnicamente, o dispositivo poderia fazer o voo direto, mas isto não é permitido pelas autoridades porque só há lugar para um piloto e cada um é limitado a voar no máximo por 24 horas, afirmaram.
Depois de Dallas, Texas, o avião solar seguirá para Saint Louis (Missouri). Em seguida, se dirigirá ao aeroporto Dulles, de Washington, em meados de junho e, finalmente, chegará ao aeroporto JFK, de Nova York, em julho.
O avião solar ficará entre uma semana e dez dias em cada escala, permitindo aos curiosos ver e falar com os pilotos.
O objetivo é promover a tecnologia da aeronave, que com quatro motores elétricos de dez cavalos instalados sob uma asa gigantesca, é alimentada por 12.000 células fotovoltaicas capazes de produzir eletricidade suficiente para carregar uma bateria de lítio de 400 quilos.
O projeto Solar Impulse já tem dez anos, mas fez o primeiro voo em 2009. Em 2010, a aeronave fez uma viagem sem escalas de 26 horas e um ano depois viajou entre a Bélgica e a França. Em 2012 realizou a primeira travessia transcontinental de 2.500 km entre Madri e Rabat.
André Borschberg e Bertrand Piccard pretendem dar uma volta ao mundo em uma versão melhorada do avião em 2015.

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