quarta-feira, 8 de maio de 2013

Livros sobre Jornalismo serão lançados em Natal nesta quarta (08)


Natal será palco do II Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (II Mejor), nos dias 07 a 10 de maio, cuja temática é Estatutos, carreiras e normas. Todas as atividades do evento acontecerão na UFRN. O evento está sendo organizado pelo o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM-UFRN) e o Departamento de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DECOM-UERN), em parceria com o Departamento de Comunicação da UFRN, a Faculdade de Comunicação da UnB e a Réseau d’Étudessur Le Journalisme (França).

O Mejor 2013 traz, além de palestras e grupos de trabalhos que discutem o Jornalismo, lançamento de livros. As 10 obras de pesquisadores da Comunicação serão lançadas nesta quarta-feira (08), no hall do prédio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), a partir das 17h.

Títulos como O direito à informação jornalística, de Veruska Góis; Repórter no volante: O papel dos motoristas de jornal na produção da notícia, de Sylvia Debossan Moretzsohne, Ensinar comunicação: experiências pedagógicas no ensino de jornalismo e publicidade, Samuel Lima e Jacques Mick, e o livro: Políticas de Comunicações – um estudo comparado: Brasil, Espanha, Estados Unidos, México e Venezuela, dos autores Elen Geraldes, LaraHaje, Sayonara Leal e Murilo César Ramos, figurarão entre os lançados.

Além disso, literaturas internacionais como Du pigeonvoyager à Twitter: histoires matérielles du journalisme, cuja autoria é de VincianeColson e Juliette Lecam, também serão expostas ao público. A coordenação do evento é do professor Ricardo Silveira (Decom-UERN).

De acordo com o professor Ricardo Silveira, espera-se que a maioria dos participantes dos grupos de trabalho da quarta-feira venha aos lançamentos. “Acreditamos que todos que participarão dos GT's da quarta à tarde aproveitarão a oportunidade para ter contato com obras de grande importância para os estudos em Jornalismo. Como o lançamento ocorrerá nas dependências do CCHLA, esperamos que muitos estudantes e professores de Jornalismo da UFRN e de outras instituições também compareçam”, disse o pesquisador.

Ao referir-se à importância dos lançamentos para o âmbito acadêmico dos presentes no Colóquio, o docente acrescentou: “É comum, nos eventos científicos como o Mejor, o espaço para o lançamento de obras, pois isso é extremamente positivo para a pesquisa de cada área. Nessas oportunidades, podemos conhecer a estrutura do livro, ver o sumário etc., bem como trocar ideias com o próprio autor. O momento do lançamento dessas obras enriquece o evento”.

Livro produzido na UFRN está na lista
Ao todo, dez livros serão lançados, sendo nove impressos e um e-book. Este, organizado pelas mestrandas Euzébia Muniz e Juliana Bulhões, e pelo professor Sebastião Guilherme Albano, é a única obra participante do lançamento que foi produzido no Rio Grande do Norte. Segundo a mestranda Euzébia Muniz, o livro é fruto de artigos escritos para a disciplina Práticas Sociais do mestrado em Estudos da Mídia (PPgEM-UFRN) e envolve assuntos diversos da área de Comunicação. “Esperamos que o livro tenha uma boa aceitação e que seja procurado pelas pessoas, já que é o primeiro que foi feito a partir de práticas dos alunos do mestrado”, afirmou a pós-graduanda.

Confira a lista com todos os livros que serão lançados no II Mejor:
             
             AUTOR(ES)                                                       DADOS DO LIVRO
COLSON, Vinciane; DE MAEYER, Juliette; LE CAM, Florence
Título: Du pigeon voyager à Twitter: histoires matérielles du journalisme
Local: Bruxelas
Editora: CAL
Ano: 2013

GÓIS, Veruska Sayonara
Título: O direito à informação jornalística
Local: São Paulo
Editora: Intermeios
Ano: 2012

LIMA, Samuel; MICK, Jacques (Orgs).

Título: Ensinar comunicação: experiências pedagógicas no ensino de jornalismo e publicidade
Local: Chapecó / SC
Editora: Argos
Ano: 2012

MICK, Jacques (Coord.); LIMA, Samuel.
Título: Perfil do jornalista brasileiro. Características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012.
Local: Florianópolis
Editora: Insular
Ano: 2013

MORETZSOHN, Sylvia Debossan
Título: Repórter no Volante: o papel dos motoristas de jornal na produção da notícia
Local: São Paulo
Editora: Três Estrelas/Publifolha
Ano: 2013

MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sérgio Dayrell (Orgs).
Título: Jornal: da forma ao sentido. 3. ed. rev. e amp.
Local: Brasília
Editora: UnB
Ano: 2012

MUNIZ, Euzébia; BULHÕES, Juliana; ALBANO, Sebastião Guilherme (Orgs).
Título: Crítica descentrada para o senso comum: amostragem da reflexão acerca da comunicação contemporânea realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (E-BOOK)
Local: Natal
Editora: EDUFRN
Ano: 2012

GERALDES, Elen; HAJE, Lara; LEAL, Sayonara; RAMOS, Murilo César (Orgs.)
Título: Políticas de Comunicações – um estudo comparado: Brasil, Espanha, Estados Unidos, México e Venezuela.
Local: Salamanca (Espanha)
Editora: Comunicación Social
Ano: 2013

PEREIRA, Fábio Henrique; MOURA, Dione Oliveira; ADGHIRNI, Zélia Leal (Orgs).
Título: Jornalismo e Sociedade: teorias e metodologias
Local: Florianópolis
Editora: Insular
Ano: 2012

TARGINO, Maria das Graças; MAGALHÃES, Adriana Maria (Orgs).

Título: Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos em Jornalismo: brincadeira que dá prazer.
Local: Teresina
Editora: EDUFPI
Ano: 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário