terça-feira, 7 de maio de 2013

Roberto Taufic abre temporada 2013 do Projeto Genot Maior



O show de abertura fica sob o comando do guitarrista Roberto Taufic, acompanhado do baixista Paulinho Oliveira e do baterista Fernando Suassuna

Sob a temática do Jazz está aberta oficialmente a temporada 2013 de apresentações do Projeto Musical Genot Maior. Idealizado pelo barista Paulo Guillen, proprietário do Genot Cafés Especiais, localizado no mezanino da livraria Saraiva – Midway Mall, a ideia consiste em apresentações de artistas locais interpretando grandes clássicos da música nacional e internacional. O músico e professor Alexandre Siqueira fica responsável pela seleção dos músicos participantes.

O show de abertura será nesta quarta-feira, dia 08, trazendo como atração principal o músico Roberto Taufic (guitarra), acompanhado de Paulinho Oliveira (baixo) e Fernando Suassuna (bateria). Uma apresentação que segundo Taufic, promete ser um grande reencontro entre amigos que se aventuraram pela Itália no início dos anos 90, vivendo várias experiências musicais juntos. E agora, depois alguns anos e diferentes caminhos percorridos se reencontram para fazerem uma brincadeira musical.

O espetáculo tem início às 19h, no Genot Cafés. E você não pode deixar de apreciar o som da boa música, na companhia do que há de melhor em grãos de café especiais.

A entrada é franca.


Mais sobre Roberto Taufic:

Nascido em Honduras (América Central) no ano de 1966, de origem Palestina por parte de mãe, chega no Brasil com a família com cinco anos de idade. Aos quinze anos participa, tocando violão e cavaquinho, a vários festivais com vários grupos de musica popular Brasileira e choro iniciando logo depois, aos 17 anos, a trabalhar como músico  profissional em shows e estúdios do Rio Grande Do Norte. 

Aos 19 anos  com o grupo “Cantocalismo” grava o seu primeiro disco com canções próprias e abre os shows de Geraldo Azevedo, Boca Livre,  Joyce e Luiz Melodia.
No mesmo período acompanha artistas de fama nacional de passagem pelo seu estado como Dulce Quental e Wilson Simonal para em seguida participar ao projeto Pixingão (FUNARTE) no Rio De Janeiro com a Banda Imaginária, Ana Fernandes, Lucinha Lira e Diana Pequeno.
Em 1990 chega à Itália e por quatro anos reside em Roma, onde estuda improvisação jazzística e  colabora com vários artistas.
Em setembro de 1994, em Turim (Itália), se junta à cantora italiana Simon Papa, Giancarlo Maurino e ao percussionista brasileiro Gilson Silveira para formar o grupo Latin Touch com o qual grava o primeiro disco em 1996 contando com a participação especial do violoncelista Jaques Morelembaum, e com o qual participa a vários festivais de jazz e música étnica.
Na Europa, de 1995 em diante, colabora em shows e gravações com vários artistas da música instrumental, pop, jazz e étnica. Em 2003 publica o seu primeiro disco autoral de jazz “Real Picture” realizado com a colaboração de músicos importantes da cena jazzística italiana como Enzo Zirilli, Antonio Zambrini, Paolo Porta e Alessandro Maiorino.
Outros dois discos de particular importância são “Um abraço” (2005) em duo com o saxofonista Giancarlo Maurino e “Jogo de cordas” (2006) em duo com o guitarrista Luigi Tessarollo.  Participa de vários festivais Europeus.  A partir de 2000, foi produtor e arranjador de vários trabalhos discográficos de artistas brasileiros residentes na Itália e também de artistas Europeus como Chiara Raggi, Patrícia Lowe, Renato Daiello, Gilson Silveira, Simon Papa, Luiz Lima, Rubinho Jacob, Rogerio Tavares, Tiziana d’Angelis, Giovanna Gattuso, Ligia França, Federico Foce e Anna Menchinelli e outros.
Nos últimos anos, com a cantora Brasileira Rosália de Souza, realiza vários concertos em diversos países como: Itália, Rússia, Polônia, Japão, Espanha, Suíça, Inglaterra e Ucrânia. Participa em outubro de 2009 do GuitarMaster – Reichenberg na Alemanha, dividindo a programação com grandes mestres das seis cordas como Larry Coryell, Ralph Towner e Fareed Haque. Em 2009 será publicado no Brasil o DVD live “Dois Irmãos” em duo com o irmão e pianista Eduardo Taufic.Com esse duo participa a vários festivais e eventos.
Recentemente, em duo com a cantora italiana Rosa Martirano, foram convidados para abrir os concertos de George Benson, Noa e Mira Awad no sul da Itália resultando na publicação do Cd “Live in studio” (Pink label – 2010).
Ainda em 2010 publica “ELES & EU”, seu primeiro CD de violão solo e logo depois, junto à cantora Italiana Barbara Raimondi e ao percussionista Enzo Zirilli publica “Contigo en la distancia”, gravado em Londres e dedicado à música da américa do sul.
Em 2011 grava “Bate Rebate”, cd autoral dos irmãos Taufic, que conta com a participação da cantora Luciana Alves e produção do consagrado músico André́ Mehmari.
Na Itália, ensinou violão e guitarra jazz no Civico Istituto Musicale GB Fergusio (Savigliano), na Scuola Girotondo (Cuneo), no San Salvario Sound Station (Torino), no conservatório de Cuneo e na Scuola jazz de Pomigliano D’Arco.
“Tocar com ele é como experimentar a cumplicidade de velhos parceiros, compartilhar generosamente ideias musicais e se surpreender a cada instante com soluções criativas e inspiradas. Roberto é um músico completo. Tem uma técnica impecável sempre a serviço da essência musical, um profundo conhecimento harmônico e um incrível senso rítmico. Aliás, quando o assunto é ritmo, é necessário que se dê a Roberto um bom destaque.
Ele vem do nordeste do Brasil e assimilou de maneira profunda e particular todos os elementos rítmicos dessa região do Brasil como o samba-de-coco, o baião, o xote, o frevo e o maracatu, entre outros. Essa vivência de anos transformou- se numa grande bagagem musical que resultou numa expressão própria e característica.”

Mais informações:
Paulo Guillén - Genot Cafés Especiais
Livraria Saraiva – Midway Mall
Tel. (84) 3344 3768

Nenhum comentário:

Postar um comentário