quarta-feira, 8 de maio de 2013

ONG indica: Extremoz está entre os melhores índices de analfabetismo no RN


O município de Extremoz está entre os dez melhores do Rio Grande do Norte nos indicadores educacionais em relação à taxa de analfabetismo. O índice da taxa de analfabetismo no município foi apontado em 15% da população, acima de 15 anos de idade. Os números foram divulgados nesta terça-feira, 07, pelo Observatório da Educação do RN, em comemoração aos 40 anos do ‘Método Paulo Freire’, implantado em Angicos pelo ex-governador Aluízio Alves, em 1963. O estudo relata como o problema foi enfrentado entre os anos de 1991 e 2010. Parnamirim e Natal ocuparam os primeiros lugares respectivamente no ranking.

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, associa a esses números, a reforma e ampliação de escolas municipais, o investimento na capacitação dos professores, reajuste anual da categoria, bem como a implantação do Plano de Cargos e Carreiras, além do pagamento do ‘Piso Salarial Nacional’. “Realizamos um concurso público para a área da educação e conseguimos que, atualmente, mais de 95% dos professores do município de Extremoz sejam concursados”, lembrou o prefeito.

De acordo com a secretária de Educação, Rosileide Brito, a Prefeitura de Extremoz lançou no mês de abril o ‘Programa Federal Brasil Alfabetizado’, em parceria com o Ministério da Educação que visa diminuir o analfabetismo no município. O programa objetiva universalizar o ensino fundamental de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos. “A idéia é que possam voltar estudar”, disse a secretária. Para esse programa a secretária de Educação, Rosileide Brito explicou, ainda, que haverá edital que regerá todo o processo seletivo dos alfabetizadores.

Taxas

As melhores taxas de analfabetismo no Rio Grande do Norte são, conforme dados da ONG Observatório da Educação do RN: Parnamirim:  7,6, Natal:  7,9, Mossoró: 12,9, São Gonçalo: 13,6, Areia Branca: 13,9, São José do Seridó: 14,4, Caicó: 14,7, Carnaúba dos Dantas:  15,0, Extremoz: 15,0 e Parelhas: 16,3.

Com informações da Tribuna do Norte e Gilmara Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário