sexta-feira, 17 de maio de 2013

Projeto de Eleika que beneficiará autores potiguares é aprovado por unanimidade na Câmara


Os vereadores de Natal aprovaram na sessão da Câmara Municipal de Natal (CMN) desta quarta-feira (15), o projeto proposto pela parlamentar Eleika Bezerra (PSDC) que torna obrigatória a exposição de cota mínima de 2,5% para as obras literária produzidas por autores potiguares em livrarias ou qualquer outro lugar que comercializa livros em Natal.

“Infelizmente, a nossa literatura é desprestigiada nesses estabelecimentos. Esse projeto tem a finalidade de valorizar as obras produzidas aqui e os autores dessa literatura. Fico muito feliz com a aprovação e o apoio recebido pelos demais membros da Casa”, disse a professora Eleika Bezerra.

Segundo o projeto de lei, todas as livrarias de Natal terão que disponibilizar a cota mínima estabelecida em local de fácil visibilidade, tanto em gôndolas físicas, como através de sites de vendas. A fiscalização será feita através da Fundação Capitania das Artes (Funcarte) e também através do Procon Municipal, este segundo proposto através de emenda da vereadora Júlia Arruda (PSB).

Ao estabelecimento que comprovar a maior quantidade de livros vendidos de autores potiguares, no decorrer de um semestre, será outorgado o diploma “Amigo do Autor Potiguar”.

Na sessão, o projeto de autoria da vereadora Eleika Bezerra recebeu manifestações favoráveis de muitos vereadores presentes no plenário. “É um projeto que vai proteger a produção literária e cultural local. Destaco a maturidade dessa proposta que incentiva a prática e produção literária e visa democratizar e divulgar nossa literatura”, ressaltou o vereador George Câmara (PCdoB), que subscreveu o projeto.

Por Juliana Celli

Nenhum comentário:

Postar um comentário