quarta-feira, 15 de maio de 2013

Projeto de incentivo à leitura acontece até sexta-feira


Fecomércio-Sesc, em parceria com selo Jovens Escribas, promovem Ação Leitura. Programação gratuita reúne autores e leitores em instituições de ensino e de cultura em Natal para incentivar leitura

Um mergulho profundo, intenso e prazeroso nas trajetórias literárias dos escritores Clotilde Tavares e Pablo Capistrano. Foi essa a sensação dos 200 alunos que lotaram ontem à noite o auditório da UnP na abertura oficial do Ação Leitura 2013, na qual os escritores foram convidados a bater um papo descontraído sobre suas obras e descobertas literárias com os jovens.

O projeto – realizado pelo Sesc RN com o apoio da Fecomércio/RN e em parceria com o selo Jovens Escribas –, leva gratuitamente escritores e oficinas a instituições de ensino e de cultura em Natal até sexta-feira (17/05). A intenção: provar, especialmente aos jovens, que ler é sinônimo de prazer. Toda a programação está disponível no site do Sesc RN (www.sescrn.com.br) e no do Jovens Escribas (www.jovensescribas.com.br/acaoleitura).

À frente do Jovens Escribas, o escritor Carlos Fialho agradeceu, durante a abertura, o apoio do Sesc. “Abraçou o projeto junto conosco e, hoje, é um realizador”, comentou sobre a instituição. Parceria enaltecida também pelo coordenador de cultura do Sesc RN, Daniel Rezende, ao afirmar: “fomos muito felizes ao perceber o potencial do Ação Leitura e integrá-lo ao projeto Encontro com o Autor Sesc, ambos com propostas em perfeita sintonia”.

Durante a abertura, os escritores Nei Leandro de Castro, Clotilde Tavares e Pablo Pinheiro foram homenageados com o prêmio “Parágrafo”. O Ação Leitura convidou 15 escritores locais e de outros lugares do País para bater um papo com alunos e interessados em escolas, universidades e instituições culturais da capital potiguar. Ao aproximar autores de leitores, o projeto quer quebrar barreiras e demonstrar o quanto ler pode ser divertido.

Autores convidados

Foram convidados os autores Clotilde Tavares, Pablo Capistrano, Patrício Jr., Daniel Minchoni, Carlos Fialho, Sinhá, Ruy Rocha, Márcio Benjamin, Carito, Thiago de Góes, Milena Azevedo, Daniel Galera (RS), Ana Elisa Ribeiro (MG), Sérgio Fantini (MG) e Carlos Henrique Schroeder (SC).

Eles conversarão sobre suas obras e as deixarão nos locais visitados para empréstimo gratuito. Alguns deles ministrarão ainda oficinas – como de cordel e de quadrinhos – cujas inscrições também serão gratuitas. Todas as inscrições deverão ser feitas pelos formulários contidos no site:
www.jovensescribas.com.br/acaoleitura


Encerramento litero-musical

O encerramento, que acontece na sexta-feira (17/05), às 19h, na livraria Nobel (Salgado Filho), será em grande estilo. Daniel Galera (RS), convidado para participar do projeto, lança o livro “Barba ensopada de sangue”. Além dele, os demais autores integrantes do projeto marcarão presença. Para encerrar a noite, a cantora Simona Talma sobe ao palco.

Escolas

Serão contempladas nesta edição: Escola Sesc, Escola Estadual Castro Alves, Escola Municipal 4º Centenário, Escola Municipal Celestino Pimentel, Escola Municipal Francisco Varela, Escola Municipal Ulisses de Góis, Colégio Nossa Sra. das Neves, CEI Romualdo Galvão, Contemporâneo, Marista, Escola Doméstica, Henrique Castriciano, IFRN Zona Norte e instituições superiores como UnP e UNI-RN.

Programação

Durante a programação, os autores conversarão com estudantes de ensino fundamental, médio e superior. Haverá diversos eventos noturnos e abertos ao público, dando oportunidade para que leitores possam ter um contato mais próximo com os convidados. Parcerias com grupos e produtores culturais da cidade, como Clowns de Shakespeare, Dosol e Casa da Ribeira permitem oferecer uma maior variedade de atrações, associando a leitura a atividades lúdicas e divertidas.

Serviço:
O quê? Projeto Encontro com o Autor, em parceria com o Ação Leitura, do selo Jovens Escribas
Quando? Até sexta-feira (17/05), manhã e tarde
Onde? Instituições de ensino e estabelecimentos de cultura de Natal
PROGRAMAÇÃO GRATUITA E DISPONÍVEL NOS SITES www.sescrn.com.br e www.jovensescribas.com.br/acaoleitura

Lorena Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário