segunda-feira, 6 de maio de 2013

UFRN recebe colóquio internacional sobre Jornalismo a partir desta terça (07)


Nos dias 07 a 10 de maio, Natal será palco do II Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (Mejor 2013), cuja temática é Estatutos, carreiras e normas. As programações acontecerão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e as inscrições estão abertas até a terça-feira (07) pelo site www.mejor.com.br.

A ideia central do Colóquio é dar sequência aos questionamentos iniciados no Mejor 2011, realizado em Brasília, a respeito das mudanças estruturais no jornalismo e das análises suscitadas a partir delas. Sendo assim, os debates serão divididos em três vertentes: mudanças no estatuto do jornalista, mudanças nas carreiras jornalísticas e identidade profissional e normas. Haverá palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos de participantes do Brasil, Espanha, Bélgica, Portugal, Estados Unidos e Canadá.

A organização do Mejor 2013 está sendo feita pelo o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM-UFRN) e o Departamento de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DECOM-UERN), em parceria com o Departamento de Comunicação da UFRN, a Faculdade de Comunicação da UnB e a Réseau d'Études sur le Journalisme (França).

Lançamento de livros no penúltimo dia do Mejor 2013
O II Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo, Mejor 2013, trará, além de suas atividades nos grupos de trabalho, o lançamento de livros. Na quinta-feira (9), às 18h, títulos como O direito à informação jornalística, da Veruska Góis; Repórter no volante: O papel dos motoristas de jornal na produção da notícia, de Sylvia Debossan Moretzsohn e Ensinar comunicação: experiencias pedagógicas no ensino de jornalismo e publicidade (Samuel Lima e Jacques Mick) serão lançados.

Além disso, literaturas internacionais como Du pigeon voyager à Twitter: histoires matérielles du journalisme, cuja autoria é de Vinciane Colson e JulietteLe cam também serão expostos ao público. A coordenação do evento é do professor Ricardo Silveira (UERN).

Sétima jornada de estudo do ciclo no Mejor 2013
Dentro do Mejor 2013, será realizada na sexta-feira (10), a Sétima Jornada de Estudos do Ciclo “Olhares cruzados sobre as questões contemporâneas do jornalismo: Analisar terrenos de pesquisa distintos? A comparação jornalismo". Trata-se de um painel internacional e interdisciplinar dedicado à reflexão e o debate sobre a comparação no Jornalismo.

A Jornada acontecerá na Escola de Enfermagem da UFRN, localizada próxima ao Restaurante Universitário. Na ocasião, a abertura será feita pelo professor Ricardo Silveira, representante da UERN, às 9h. Na sequência, outras discussões serão iniciadas, como sobre as questões metodológicas e ferramentas analíticas da comparação transnacional por Patrick Hassenteufel (Université Versailles Saint-Quentin, France) e a respeito de problemas da análise comparativa, por Daniel Hallin (University of California, San Diego - USA). O encerramento do evento será às 17h, marcando o fim das atividades do Colóquio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário