segunda-feira, 27 de setembro de 2010

BOMBEIROS REALIZAM TREINAMENTO NO MACHADÃO

O Estádio do Machadão recebeu neste sábado, dia 25, um evento diferente ao que está acostumado. O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte realizou uma demonstração técnica operacional no intervalo do jogo entre América e Naútico. Cerca de 40 homens do serviço operacional do Grupamento de Busca e Salvamento, do 1º Grupamento de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Pré Hospitalar da instituição, estiveram participando das ações no Estádio Machadão que serviu como abertura dos treinamentos dos Bombeiros visando a Copa 2014.
A demonstração durou cerca de dez minutos e atraiu a atenção dos torcedores da partida que aplaudiram a demonstração dos bombeiros. Duas faixas de aproximadamente quinze metros foram estendidas pelos militares do Grupamento de Busca e Salvamento com os seguintes dizeres: “Bombeiros” e “Copa do Mundo 2010 RN”.
A ação da Corporação contou com total apoio da imprensa esportiva que tratou de informar aos torcedores que ação tratava-se apenas de um treinamento. Esta comunicação prévia e durante a demonstração evitou qualquer tipo de agitação e pânico por parte dos torcedores que aproveitaram para acompanhar todos os detalhes do treinamento.
De acordo com o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Carlos Kleber Lopes Barbosa, foi deslocado para o treinamento uma representação do efetivo operacional da corporação, entre eles, homens especialistas em ações de salvamento em altura, duas resgate de suporte básico, um Auto Bomba Tanque para prevenção de incêndios, seis motos de atendimento pré hospitalar, além de duas caminhonetes com equipamentos de salvamentos terrestres.
“Consideramos que esta ação foi o ponta pé inicial das demais ações que iremos realizar antes da Copa. Fazendo um paralelo com o esporte costumo de dizer que quando o treino é difícil o jogo é fácil”, disse o Comandante Geral.
Além de atuar em atividades de combate a incêndio, salvamentos diversos e atendimentos pré-hospitalares nas áreas adjacentes ao Machadão, o Corpo de Bombeiros do RN desempenha diversas funções que torna sua presença importante durante os jogos, dentre elas podemos citar: o serviço de prevenção de pânico no estádio, oferecendo mais segurança aos torcedores, o serviço de motociclistas de socorros pré-hospitalares desenvolvidos para reduzir ao máximo o tempo-resposta do primeiro atendimento e o controle e fiscalização das saídas de emergência, que inclui, além das vistorias dos aspectos estruturais em conformidade com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, as autorizações expedidas para realização do evento, respeitadas suas peculiaridades.
Após a abertura do calendário de atividades visando a Copa de 2014, a corporação irá realizar no mês de novembro um grande simulado envolvendo praticamente toda sua estrutura operacional. A ação irá ocorrer paralelamente a comemoração dos 93 anos de existência da instituição no RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário