quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Rosalba rebate críticas ao DEM e diz que candidato Iberê conviveu com escândalos do governo do PSB como Foliaduto, Operação Hígia e Operação Ouro Negro

“O meu partido, o DEM, quando se deparou com indícios de corrupção em Brasília, afastou os envolvidos do partido. Mas o senhor (referindo-se a Iberê) não agiu assim quando no seu governo do qual faz parte há quase oito anos conviveu com escândalos como o Foliaduto, Operação Hígia e Operação Ouro Negro”, disse Rosalba Ciarlini no penúltimo bloco do Debate da InterTV-Cabugi ao responder ao candidato Iberê que em sua pergunta criticou o DEM e repetiu a frase do presidente Lula de que o DEM deveria ser extirpado da política. Rosalba foi enfática: “Candidato; o Rio Grande do Norte me conhece e sabe que não sou como o senhor que muda de partido quando este chega ao poder. Defendo o Brasil, defendo o melhor para os brasileiros. Foi assim quando acabamos como a CPMF, quando ampliamos o projeto Bolsa Família, o Prouni, quando relatei propostas do Governo Lula que beneficiaram o Nordeste, como integrante da comissão de acompanhamento das obras para a Transposição do São Francisco e mais recentemente o presidente mesmo aprovou um projeto de minha autoria que é a ZPE do Sertão, que ficará na região de Assú”, respondeu Rosalba.

Durante o debate Rosalba Ciarlini procurou, mais uma vez, participar do evento apresentando propostas para promover mudanças nos setores essenciais do serviço público estadual como Saúde, Educação e Segurança Pública que na opinião da candidata precisam de uma melhora gestão, planejamento e uma política continuada de estado.

No último bloco, Rosalba Ciarlini foi a primeira candidata a fazer suas considerações finais. “Quero agradecer a todos os norte-riograndenses, que acreditam e confiam que vou fazer acontecer na saúde, na segurança, educação, formação profissional e geração de emprego e renda. E os norte-riograndenses sabem que podem confiar em alguém que já demonstrou em três oportunidades quando governou Mossoró. Prova disso é que até hoje continuo bem avaliada com 94% de aprovação seis anos depois de ter deixado a prefeitura. E quero reafirmar que logo depois de eleita irei com os três senadores do Rio Grande do Norte lutar para que nosso estado não seja grande só nome e quem tenha um norte para o desenvolvimento. Por isso peço sou voto no próximo dia 3 e que votem em José Agripino e Garibaldi Alves, para fazer o RN três vezes mais forte”, disse Rosalba.

A candidata ao governo do estado pela Coligação “A Força da União”, Rosalba Ciarlini participou na noite de ontem, (28), do debate promovido pela InterTV Cabugi. No primeiro bloco foi questionada sobre suas propostas para o combate ao tráfico. Rosalba afirmou que precisamos atuar na prevenção e repressão. E nas escolas um trabalho permanente e continuo de educação desde as primeiras séries. No nosso governo, a polícia fará o mapeamento do estado, para em seguida combate de maneira efetiva o tráfico.

“E graças a minha experiência como vice-presidente da Comissão de Combate ao Tráfico, do Congresso Nacional, irei implantar uma vigilância permanente em nossas fronteiras. Agindo com firmeza, combatendo com rigor as drogas”, disse Rosalba que lamentou que o atual governo não tivesse investido no trabalho de inteligência, e para equipar as nossas polícias. E também na recuperação dos jovens que estão doentes, através de políticas públicas de saúde, com uma assistência extensiva aos familiares.

Agronegócio

A Rosa falou ainda de suas propostas para estimular o agronegócio, “Infelizmente o estão deixou de investir nesse segmento. Garibaldi construiu a barragem de Santa Cruz, mas o atual governo não investiu na área do perímetro irrigado. Implantei projetos em áreas rurais quando prefeita com perfuração de poços, apoio tecnológico e de qualificação e que hoje dão resultados como a comunidade que tem o Selo de Comércio Justo que possibilita a exportação dos produtos para a Europa. Exemplo para o Brasil”, afirmou.

No segundo bloco, Rosalba Ciarlini foi questionada pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, sobre o seu apoio em 2008 a atual prefeita de Natal, Micarla de Sousa. Segundo ele, este seria o único projeto de Rosalba como senadora para Natal. Ao responder, olhando diretamente para o ex-prefeito de Natal, Rosalba Ciarlini foi didática e explicou que tem mais de 50 projetos de lei de sua autoria no senado. “É de minha autoria o projeto da ZPE do Sertão, em Assú, e que recentemente o presidente Lula sancionou. É de minha autoria a 11 projetos de lei do senado que autorizam mais 11 IFRNs no Rio Grande do Norte, além dos 11 já existentes. É de minha autoria o projeto de lei que amplia a licença maternidade para 120 dias. Além disso, para Natal destinei R$ 15 milhões em emendas para saneamento básico, e destinei R$ 25,8 milhões para a UFRN, recursos que já começaram a ser aplicados pela universidade para melhorar as condições de ensino e pesquisa”, explicou Rosalba Ciarlini.

Neste mesmo bloco Rosalba Ciarlini perguntou ao candidato Roberto Ronconi sobre a saúde pública do estado. Na réplica, a candidata mostrou que eleita governadora pretende fazer com que os hospitais regionais entrem em funcionamento com UTI para que a saúde tenha resolutividade nos municípios. Rosalba ainda demonstrou que com uma gestão de qualidade fará um hospital geral em Natal na Zona Oeste de Natal para desafogar o atendimento no Walfredo Gurgel e ainda um hospital escola materno-infantil em Mossoró para ser referência para a região Oeste e atender ao curso de Medicina da UERN.

No terceiro bloco o tema foi cultura. Neste bloco Rosalba lembrou que quando prefeita de Mossoró a cultura sempre foi prioridade, transformando em fonte de geração de emprego e renda, através da realização de grandes eventos, num trabalho permanente a partir das escolas.

Rosalba lembrou, ainda, que investiu os recursos públicos na construção de teatro, biblioteca, estação das artes e museu da resistência, elevando assim a auto-estima dos mossoroenses. “Como governadora criarei o Fundo Estadual de Cultura destinando 1% do dinheiro arrecadado com ICMS, que será destinado para que os artistas possam ter condições de montar seus próprios espetáculos. Estimularemos a cultura como âncora para o turismo. Transformarei Natal na capital nacional do folclore”, afirmou Rosalba.

Neste bloco Rosalba ainda fez uma réplica para sobre Saúde. Rosalba denunciou que apesar do caos por que passa a saúde no nosso estado, o atual governo não toma providências para colocar em operação 32 ambulâncias que foram destinadas para o estado pelo governo Federal que deveriam estar servido ao SAMU Metropolitano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário