terça-feira, 28 de setembro de 2010

Estudantes conhecem logística de empresas

Com 1.900 hectares de plantação de melão, a Mata Fresca Ltda, em Aracati - CE , há 13 anos vem se destacando no mercado com a produção e exportação do fruto. Para conhecer de perto a realidade de uma empresa de portes médio e grande na área da agricultura irrigada, os estudantes do primeiro período do curso de Agronomia da Universidade Federal do Semi-Árido participaram no último sábado, 25, de uma aula de campo, na sede da fazenda localiza na divisa entre o Rio Grande do Norte e o Ceará.
Tendo como diferencial a organização, a Mata Fresca tem 55% de sua produção destinada a exportação. A empresa, que começou com 50 hectares , em 1997, tem o melão amarelo – cantaloupe orange – como principal produto, inclusive, com aprofundamento na técnica de manejo da cultivares. A empresa também produz caju com 10 hectares da cultura e toda a produção destinada ao mercado local de Mossoró.
“O teor de açúcar – brix – é fator determinante para a aceitação da fruta no mercado externo”, explica o engenheiro agrônomo formado pela UFERSA, Erinaldo José de Souza. “Frutas com teor de açúcar acima de 13 graus brix tem mercado garantido. Abaixo de 10 não há mercado para a comercialização do furto”, explicou o agrônomo para os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário