sábado, 25 de setembro de 2010

Censo 2010

Prefeita de São José do Mipibu se reúne com técnicos do IBGE para conhecer detalhes da contagem populacional

A prefeita de São José de Mipibu, Norma Ferreira, reuniu-se com o coordenador de área, Jailson Filgueira e técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para obter informações sobre o trabalho de contagem populacional que vem sendo desenvolvido na cidade. “Saber dos detalhes do Censo é fundamental para o município, pois define receitas importantes, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que são calculados a partir do índice populacional”, afirmou Norma.
Por sua vez, Jailson Filgueira disse que a contagem está dentro da normalidade. “De início ficamos meio apreensivos com algumas casas fechadas e moradores temendo receber os recenseadores por conta da violência. Mas agora, com 87% da população estimada já contabilizada, o trabalho flui normalmente”, explicou.
O coordenador do Censo na cidade acrescentou que faltam pouco mais de seis mil moradores serem recenseados. A contagem está prevista para ir até outubro. “Acredito que atingiremos a meta”, tranqüilizou.
No censo passado, segundo a prefeita Norma, um grande contingente da população deixou de ser recenseada. “O trecho de Laranjeiras do Abdias, por exemplo, ficou incompleto, pois estava havendo o problema de um bandido perigoso solto na região sendo procurado pela polícia e os entrevistadores do IBGE simplesmente não foram às residências, temendo ser atacados. Com isso houve um prejuízo muito grande para o município, com queda de receita e tudo. Tivemos que recorrer à Justiça”, lembrou a prefeita.

Coeficiente
Atualmente, São José de Mipibu possui coeficiente 1.8 no FPM. Estão neste patamar os municípios com população a partir de pouco mais de 27 mil habitantes. A expectativa é de que São José de Mipibu permaneça neste patamar. “Só não queremos é que baixe”, augurou a prefeita.
Com esta já são várias as reuniões da prefeita com o IBGE. “Temos o dever de acompanhar o censo, pois ele incide diretamente na vida da população como um todo. De forma nenhuma queremos interferir no trabalho, mas apenas ser informados de como ele está sendo processado”, completou, elogiando o trabalho da equipe do IBGE.

Com reportagem de João Maria Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário