sábado, 25 de setembro de 2010

UFERSA inicia diagnóstico sobre pesca artesanal em Areia Branca

A pesca artesanal em três áreas de salinas do município de Areia Branca, no litoral oeste do Estado, está sendo objeto de estudo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A proposta, segundo o professor do Departamento de Ciências Animais, Marcelo Augusto Bezerra, é diagnosticar a realidade vivenciada pelos moradores das comunidades de Baixa Grande, Upanema e Arraial. Cerca de 200 famílias sobrevivem de alguma atividade pesqueira nessas três áreas de salinas.
“Queremos identificar os problemas vivenciados por essas pessoas e também conhecer as potencialidades para que possamos apresentar propostas que promovam uma atividade sustentável”, resume o professor Marcelo Augusto, do curso de Engenharia de Pesca da UFERSA. A meta da Universidade é traçar uma política para o desenvolvimento da pesca junto a essas comunidades que nunca foram beneficiadas com nenhuma outra ação.
O trabalho do professor conta com a participação dos alunos de Engenharia de Pesca que já estão nas comunidades realizando o levantamento socioeconômico das famílias que vivem em Baixa Grande, Upanema e Arraial. A pesquisa, Instrumento de Coletas de Informações sobre Pescadores de Pequena Escala em Areia Branca – RN, inclusive, é o tema da monografia de conclusão de curso da estudante do 10º período de Engenharia de Pesca, Vanessa Bento de Albuquerque. “Minha proposta e fazer a coleta de informações para que no futuro sirva de instrumento para futuras intervenções”, explica Vanessa Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário