domingo, 26 de setembro de 2010

Receitas de Mércia Carvalho

Sargento García

Você já comeu rã?

Se não, prove. É uma delícia! Por falar em rã, me lembrei de um amigo de nome diferente e sobrenome famoso, cuja figura lembra o sargento Garcia, da série Zorro da Disney nos anos 1950, o militar cujas paixões são o vinho das tavernas e boa comida.

Bastante gordo e inepto com a espada, carregava as chaves da cadeia e costumava pedir "Por favor" quando recebia ordens de prender Zorro ou algum bandido perigoso, e assumia como comandante interino quando necessário. Assim era Sidronio Vulpiano, gordinho, bom de garfo, bom de copo e bonachão, para o sargento García só lhe faltava o bigode.

Nomeado para ser superintendente regional de um de determinado órgão federal, recusou a superintendência, escolheu ser chefe de departamento e substituto eventual, contanto que tivesse tempo e liberdade disponíveis para cuidar da sua vida, dos seus negócios e de suas criações.

Certo dia, disse-me que estava criando rã em sua fazenda e eu, que adoro rã, de pronto propus fazer um almoço. Na semana seguinte chega a minha casa um saco grande com umas 50 rãs tratadas e congeladas. O almoço, para um batalhão faminto e na sua maioria curiosa, a rã reinou soberana desde o tira-gosto ao prato principal. Alguns que, como marinheiros de primeira viagem, tinham alguma dúvida a respeito do prato, ficaram sem ela logo na primeira garfada. E do saco de rã, não sobrou uma pra contar a história.

Eis duas das muitas formas de saborear um delicioso prato de rã. Bom apetite!

Rã ao forno

Ingredientes
12 coxinhas de rã
01 xícara de maionese
01 envelope de sopa de cebola

Modo de fazer
Lave e seque bem as coxinhas de rã. Coloque a maionese num prato e o conteúdo da sopa de cebola em outro prato, vá passando as coxinhas na maionese e empanando com a sopa de cebola. Coloque num refratário e leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos ou até ficar crocante.

Guisado de Rã

Ingredientes

2 kg de rã cortada aos pedaços
02 dentes de alho amassados
01 cebola ralada
1/2 pimentão picado
02 tomates picados
02 colheres de sopa de extrato de tomate
01 colher de sobremesa de vinagre
02 colheres de sopa de folhas de hortelã fresco
02 colheres de sopa de azeite
02 xícara de caldo de galinha fervente. Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

Limpe e tempere a rã cortada aos pedaços com todos os temperos e deixe repousar por pelo menos 1 hora. Coloque o azeite em uma panela, leve ao fogo até esquentar e vá colocando os pedaços de rã, aos poucos, até que estejam
dourados. Deixe refogar bem, ferver e tomar gosto. Coloque aos poucos, sempre que necessário, o caldo de galinha fervente e deixe cozinhar por uns 20 minutos.
Sirva com uma farofa de cuscuz.

VOCÊ SABIA:

A carne de rã é uma carne leve e de fácil digestão, pouca gordura, alto teor nutritivo (proteínas e sais minerais) e o seu sabor é semelhante ao do frango. Pelas suas características, a carne de rã é uma excelente opção para as pessoas com alergia à proteína animal e uma aliada no combate ao colesterol e à hipertensão.

O seu consumo pequeno no Brasil se deve, além do preço, a rejeição de pessoas que, pelo seu aspecto, imaginam: “não provei e não gostei”. Mas posso lhe garantir, quem prova, aprova.

Com a rã você pode utilizar as mesmas receitas que você faz com o frango.

Até domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário